Os que vemos em sonho, que nos testemunham afeto e que se nos apresentam com desconhecidos semblantes, são alguma vez os Espíritos amigos que nos seguem os passos na vida? Muito frequentemente são eles que vos vêm visitar, como ides visitar um encarcerado. (O Livro dos Espíritos – pergunta 0343)
Existem espíritos são amigos e nos ajudam durante a evolução. Eles nos dão força, conversam conosco naquilo que vocês chamam de sonho. Agem junto a nós para que possamos manter acessa a busca de Deus. Agora, por favor, não os confunda com anjos da guarda.
O anjo da guarda, que aqui no EEU chamamos de companheiros da encarnação, é um espírito que não se apresenta nem se comunica com o encarnado. Ele não pode porque não tem função de apoiar ou de exortar o ser humanizado no caminho da evolução espiritual.
O companheiro da encarnação tem na mão o seu livro da vida e está sempre atento que o previsto se cumpra. Como disse antes, existem os relacionamentos duradouros e os temporários. É a respeito desse último que o companheiro da encarnação age. Ele trabalha junto com outros companheiros de encarnação colocando quem precisa de determinado relacionamento no mesmo lugar e hora de outro que também precisa desse. Ele faz que os seres que possuem carmas que se comunicam se encontrem no momento previsto para que eles ocorram. Sendo assim, posso dizer que o anjo da guarda não existe para proteger ninguém. Pelo contrário, se o encarnado precisar passar por uma situação que não gosta, é esse ser que vai fazer isso acontecer.