Participante: o que é amar a Deus?

Ele é o Absoluto, já falamos disso neste trabalho. Portanto amar a Deus é amar o absoluto. Amar o universal acima de tudo. De tudo o que? De tudo que é material.

Já fiz um trabalho onde disse que se você ama a sua casa, não ama a Deus, já que ama alguma coisa acima Dele. se entregando ao mundo material está de costas para o Pai e por isso não O amou.

Amar é entrega. Ao que o seu coração se entrega é onde está o seu amor. Agora, se ele está nas coisas materiais, você é um amoral espiritual.

Participante: pode explicar novamente o que é amar a Deus? Você disse que se amamos as coisas terrestres não O amamos, mas também disse que Ele é tudo, inclusive as coisas terrestres, as ilusões, como deixamos de ama-lo neste momento?

Você pode amar a Deus amando as coisas terrestres. Nunca desdisse a isso.

Já disse que é possível amar a Deus através de um cachorro, por exemplo. Mas, para que isso aconteça, não se pode amar ao cachorro dizendo que se está amando ao Senhor.

Neste caso, não está mando-O porque ama o cachorro, a figura aparente e o que ele faz. Nesse momento não está amando a Deus. Não está manado universalmente porque está amando apenas a um elemento.

É bem diferente amar uma coisa e amar a Deus através das coisas. Quando esta última coisa acontece, não há posse, paixão, desejo, quando o que é amado não é privilegiado frente a outros. Quando aquilo que ama e o que não ama são a mesma coisa.

Se ama a Deus através das coisas materiais amando a tudo de uma forma universal. Mas, quando se ama alguma coisa de uma forma individual, não se está amando o Pai. Pode até racionalmente justificar que está fazendo isso, mas na realidade não está.