O Livro dos Espíritos – Pergunta 998
A expiação se cumpre no estado corporal ou no estado espiritual?
A expiação se cumpre durante a existência corporal, mediante as provas a que o Espírito se acha submetido e, na vida espiritual, pelos sofrimentos morais, inerentes ao estado de inferioridade do Espírito.
O que é expiação?
Participante: nessas alturas já não sei mais definir.
Leia a pergunta 132 por favor. Ela fala do objetivo da encarnação.
Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos?
Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição. Para uns, é expiação; para outros, missão. Mas, para alcançarem essa perfeição, têm que sofrer todas as vicissitudes da existência corporal: nisso é que está a expiação. Visa ainda outro fim a encarnação: o de pôr o Espírito em condições de suportar a parte que lhe toca na obra da criação. Para executá-la é que, em cada mundo, toma o Espírito um instrumento, de harmonia com a matéria essencial desse mundo, a fim de aí cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus. É assim que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta.
O que é expiação para o Espírito da Verdade? As vicissitudes da vida. Mas, o que é vicissitude? Alternância da situação. A vicissitude acontece quando num momento está tudo bem e no outro tudo mal.
A partir dessas definições, leia novamente essa pergunta.
A alternância das situações da vida se cumpre durante a existência corporal, mediante as provas a que o Espírito se acha submetido e, na vida espiritual, pelos sofrimentos morais, inerentes ao estado de inferioridade do Espírito.
Sendo assim posso afirmar que o seu bom e o seu mal (as alternâncias das coisas), são suas provas. Não são coisas que alguém fez para lhe prejudicar: são provas para ver se consegue amar incondicionalmente.
Outra coisa que podemos depreender do ensinamento do Espírito da verdade nessa questão: as expiações ou alternâncias da vida acontecem também fora da carne pelas expiações e alternâncias morais. Isso quer dizer que se alguém espera que ao morrer viva num paraíso, está enganado. Haverá momentos bons, mas também acontecerão outros onde ocorrerá o que não quer. Isso é expiação na carne e fora dela.
Uma observação: em nenhum momento foi falado aqui em expiação como sofrimento. Vocês acreditam que expiar é passar por um sofrimento. Ilusão! A expiação é uma provação. E provações acontecem na carne, através dos atos da vida, e depois dela, através das provações morais.
Elas não existem para sofrer, mas para ter a oportunidade de provar algo. Ninguém falou aqui em ter que sofrer.
Foi o espiritismo, a doutrina espírita que veio libertar do fogo eterno, criou a ideia de expiação como sofrimento. Ela diz que você é obrigado a sofrer. Não é isso. Você é obrigado a ter momentos bons e maus durante a carne, a passar por provações morais depois dela, mas sofrer ou não durante as provas é uma opção sua.