Participante: são as minhas verdades individuais que causam discórdia e o sofrimento a mim e ao próximo? Como manter essa verdade só para mim sem causar problemas aos outros?


Não é a sua verdade que causa discórdia entre você e o próximo. O que causa discórdia entre dois seres humanos é quando um acha que as suas verdades são universais, ou seja, que tem que ser aceita pelos outros.
Não é o fato de verdades que gera discórdia, mas sim o fato de querer impor ao outro a sua própria verdade. Enquanto você souber, tiver uma verdade, e viver a consciência de que ela é relativa, ou seja, que pertence só a você e apenas durante algum tempo, já que ela também se mudará em você, não há discórdia. Quando você tem uma verdade sem achar que ela é real, é absoluta, e dá ao próximo o direito de ter verdades diferentes, não há discórdia. A discórdia só acontece quando há a intenção de defender a sua verdade da dos outros.
O que estou dizendo agora é a mesma coisa que já falei quando abordei a diferença do saber e conhecer. Saber é ter certeza, acreditar que a sua verdade é absoluta; ter conhecimentos é ter informações que você considera como verdadeira, mas que sabe que é algo que só você considera assim