Dá para viver sem leis? Vamos imaginar que de hoje para amanhã acabem todas as leis: você acha que a vida na sociedade poderia ser vivida sem lei? Todos aqui responderam não. Uma pessoa ainda disse: seria uma desordem. Devo, então, entender que a existência de leis é fundamental para a vida humana. Certo?

Participante: nesse planeta, nessa fase que ele se encontra acho que sim.

Está certo.
Agora me digam: para que uma lei é feita? Pelo que eu sei é para proteger o direito dos outros, certo? A lei é criada para que ela proteja o direito de cada cidadão, ou seja, para que não aconteça nada errado.
A partir dessa ideia, pergunto: alguém é capaz de me dizer algum erro que alguma lei conseguiu extinguir?
Reparem bem: se a lei protege o direito das personalidades humanas evitando que aconteça o errado, isso quer dizer que não existem mais assassinatos e nem roubos, pois há leis que coíbem isso. Certo?

Participante: o argumento que já ouvi é que sem as leis estaria pior.

Ah, isso é um achômetro: alguém acha que estaria pior, mas não tem a menor certeza de nada.
A consciência do que acabei de dizer (que a lei não cumpre seus objetivos) é importante para aquele que pretende promover sua elevação espiritual. Isso porque o ego diz ao espírito que a existência de leis é necessária para que se preserve o seu direito, mas, mesmo existindo leis, ele não é preservado. Então, para que lei?
A personalidade humana através do seu mundo das ideias afirma que a existência de leis é necessária, porque sem ela as coisas poderiam ficar piores. No entanto, ela não tem a mínima ideia do que está falando, já que não conhece na prática o que é viver num mundo sem leis.
Sabe como seria uma existência sem leis? A mesma que é hoje, quando existem as leis.
Ora, se a lei não extingue nada, se não coíbe nada, como pode alterar alguma coisa? Toda vida das personalidades humanas é legislada; cada passo que se dá nesse mundo é legislado. Para cada atividade humana existe uma legislação.
Apesar deste enxame de códigos que dizem o que é certo, o comportamento humano jamais se alterou ao longo dos séculos. Os mesmos crimes legislados como errados há dois continuam sendo praticados até hoje.
Por isso volto a repetir: as leis não servem para nada. E, se elas não servem de nada, a vida continuaria igual sem ela.