Participante: com relação ao médium consciente, o que ele pensa pode interferir no trabalho mediúnico?

Pode, mas só haverá intervenção se aquele que está recebendo o fruto do trabalho precisar e merecer recebê-la. Se não houver o merecimento e a necessidade, jamais o médium conseguirá intervir na mensagem durante a atividade mediúnica.
Deus é a Justiça, dá a cada um segundo as suas obras. Por isso, não se pode dar a ninguém o que ele não mereça receber.
Deixe-me fazer um parêntese. Sempre disse que umbanda é um trabalho feito para a plateia, para aqueles que vêm buscar alguma coisa. Sendo assim, havendo um trabalho dentro de uma determinada energia, será encaminhado para ser atendido quem precisa e merece aquela energia.
É por isso que não se julga o trabalho de ninguém. Se um médium está fazendo um trabalho errado, dentro de uma energia que não combina com a Casa, isso não tem problema algum. Digo isso porque esse médium não conseguirá atender quem não precisa e merece recebê-la.
O único prejudicado quando isso acontecer é o próprio médium, pois, se os quesitos necessários não forem atendidos, ou seja, um trabalho com doação que seja realizado por uma equipe que esteja afinada dentro de um objetivo único, ele não recebe o pagamento pelo seu trabalho.
Portanto, não se preocupem com o trabalho, mas cada um se preocupe consigo mesmo ao fazer a atividade mediúnica. Cada um deve se preocupar com a sua intenção ao trabalhar, como se entregar ao próximo, como está convivendo com a sua mediunidade, e não com a Casa, com a religião ou com o trabalho dos demais médiuns da roda.

Participante: e quanto ao animismo?

Animismo é algo que não existe. Digo isso porque não existe
mente.
Mente é uma personalidade transitória à qual o espírito se liga para viver uma encarnação.
Em O Livro dos Espíritos, é perguntado ao Espírito da Verdade sobre a origem dos pensamentos. Ele diz que comumente os pensamentos que o ser humano vivencia são dados de fora para dentro. São dados por espíritos fora da carne. Portanto, o ser humano não pensa: recebe o pensamento.
Se você não pensa, não tem uma mente. Como, então, pode haver um animismo? Mesmo que aconteça o que vocês chamam de animismo, ou seja, o que é dito durante a incorporação seja fruto da própria mente do médium, o que estará ocorrendo na realidade é que um espírito fora da carne estará dando àquele médium os pensamentos como prova para ele e para todos os que têm notícia do que está acontecendo.

Participante: o senhor está se referindo àquelas vozes que ouvimos na nossa cabeça?

Não, estou falando do que você imagina que pensa. Tudo o que lhe vêm à mente é dado por espíritos fora da carne.