Participante: como o filtro da mente pode gerar uma visão?
Vou continuar fora do exemplo do livro para podermos compreender bem que o filtro existe em três mundos. Ele gera a realidade. Sendo assim, você só conhece a realidade da batida dos carros porque viu isso acontecer.
Participante: onde está o filtro aí?
O ver. Foi o ver que gerou a ideia de existir uma batida.
Lembre-se de que não existe o carro, o metal e que os dois não se encontraram. Por isso não pode haver batida. Apesar disso, na sua mente, existe a ideia de ter acontecido uma colisão. Se não tivesse visto, não tivesse a ideia de que viu, não viveria coma realidade de que aqueles carros bateram.
O filtro é o que viu, porque ele é que cria a realidade. Imagine agora que você está num lado diferente ao ver a batida. Digamos que se estava à direita, agora está à esquerda, atrás, na frente ou dentro de um dos carros. Veria a mesma coisa? Não. Viveria realidades diferentes.
O filtro no mundo das ações é o seu ângulo de visão das coisas. Foi ele que serviu para a razão gerar determinada ideia sobre a batida. Se estivesse em um lado diferente, teria vivido outra razão e aí o seu mundo, as suas realidades, seria diferente.
Se estivesse do outro lado, de frente ou dentro de um dos carros, veria as coisas de um modo diferente. Neste caso, teria razões diferentes das que teve e, com isso, teria realidades diferentes.
Portanto, não importa do que estejamos falando, o que lhe fez viver determinadas coisas, situações, é um filtro, uma forma de ver as coisas.
Participante: vamos pegar como exemplo esta planta. Eu estou vendo folhas verdes. Isso é um filtro?
O olhar é um filtro, pois enquanto não vê-la, não percebê-la pela visão, a planta não é realidade para você. Foi o ver que gerou a ideia de que existe uma planta. Por isso eu o chamo de filtro, de gerador de realidades.
Participante: continuando neste exemplo, estou vendo folhas verdes, flores rosas, etc. Isso é a razão funcionando?
Exatamente. Trata-se da razão dando valores para o que está sendo criado pelo filtro da ação. Para gerar isso, ela usou outro filtro.
Participante: o gostar e o não gostar também é a mesma coisa?
Perfeito. Esses são os filtros da emoção.
Enquanto você não ver, não existe. Depois que ver, passa a existir. Portanto, virou realidade. Por isso, o ver, é um filtro, pois ele constrói uma realidade. As cores são geradas pelos filtros da razão e a emoção com o qual convive com tudo isso é gerada por outro filtro.
O filtro é sempre aquilo que faz o ser humanizado viver uma realidade, uma verdade, uma ideia, uma consciência.