A razão humana se utiliza sempre da busca da vitória até na realização do trabalho para a elevação espiritual, já que ele é tratado por ela como uma vitória. Ela não busca aproximar-se de Deus para estar com Ele, mas trata o alcançar esta proximidade como uma vitória. Para ela, o importante não é estar com o Pai, mas ganhar algo. Ela não busca o Senhor por amor a Ele, mas realiza o trabalho para obter uma vitória individual.


Eu me lembro de uma vez que uma moça conversou comigo e disse que queria desencarnar logo, pois amava muito a Deus e queria encontrá-Lo. Segundo ela, nesta vida ela era muito só. Suas irmãs, sua mãe e seu marido haviam se afastado dela e vivia sozinha e tinha a certeza que quando desencarnasse Deus a pegaria no colo e lhe faria afagos. Eu respondi que o problema dela era vencer a solidão e não querer estar com Deus. E disse mais: ‘se você achar um homem ateu que lhe dê este carinho e a atenção que quer, com certeza nem mais acreditará em Deus’.
Lembro-me de outra moça que nos acompanhava sempre nas conversas virtuais e muitas vezes viaja para nos ouvir. Normalmente perguntava a ela: ‘o que está fazendo aqui?’ Ele me respondia que estava ali porque queria alcançar a elevação espiritual. Eu dizia, então: ‘é por isso que não consegue’. Quem busca a elevação para conseguir algo, jamais consegue, pois seu objetivo real não é comungar com o Pai, mas alcançar uma vitória.