Participante: quando nos dizem que é para termos esperança, é o mesmo que criar e ter expectativas?


Sim, é a mesma coisa. Mas, deixe-me aproveitar a sua pergunta e falar sobre uma coisa.
Você me fala que as pessoas dizem que deve ter esperanças. Eu pergunto: esperança do que? Do que é bom para você? De que se realize aquilo que quer, ou seja, que ganhe algo? Sim, toda esperança de coisas futuras é fundamentada no querer ganhar.
Repare: sempre que se cria uma esperança, ela é fundamentada naquilo que se quer. Ninguém tem esperanças de ocorrer o que não quer. Mesmo os pessimistas, como provei agora pouco, querem que a previsão negativa para o futuro dê certo.
Portanto, só não tenha esperanças de nada. Se viver estará preso ao egoísmo, ao querer ganhar. Quem vive assim está preso ao prazer e a dor e nunca consegue paz.
Agora, quem diz para que você tenha esperanças? Um mentor, uma entidade, o padre, um determinado autor. Quem são todos eles? Instrumento de Deus para a obra geral. Por isso, quando eles lhe falam para manter a esperança, não fazem isso para indicar um caminho, mas sim porque são espíritos que vestiram um corpo de acordo com este mundo e aqui, sob as ordens de Deus, contribuam para a obra geral, ou seja, fazem isso para que tenha a sua prova.
Eles não estão certos nem errados; estão perfeitos. É o que eles precisam fazer. Por isso sempre digo: quando falo destes temas, não estou dizendo para não tê-los, mas sim para que aprendam a conviver com essas coisas.
Não estou falando que não deve ter esperanças, mas sim que não crie a que é criada pela mente.