Participante: eu não me sinto bem nunca, não me sinto bem com nada. Não ligo pra nada na vida, nem tenho vontade de fazer nada. Isso é sinal de evolução?
Não, dizer que não se sente bem é uma dependência.
Se você não se sente bem, esse estado de espírito tem algum motivo para existir. Os motivos para não se sentir bem é que mostram a sua dependência.
Simplesmente não ligar para nada, não leva ninguém a sentir se mal, a não ser que esteja apegado a alguma coisa. Digo isso porque existe gente que não liga pra nada e não se sente mal. Por isso, quando me diz que não se sente bem por algum motivo, eu pergunto: o que nessa forma de existir não lhe faz sentir-se bem?
Esta é a pergunta que deve se fazer. Você precisa estudar a si mesmo e se libertar daquilo que acha que não está bom, que não lhe deixa ficar bem. Não estou falando de se sentir bem por conseguir algo nem por ter um sentido para a vida, mas de sentir se bem por estar bem consigo mesmo, estando como estiver.
Vou dar um exemplo. Você me diz que não liga para nada. Digamos que alguém lhe diga que isso é errado, que precisa reagir, sair dessa inércia. Tendo convicção de quem é e amando a si mesmo, não ligará para isso. Dessa forma, o que você é não lhe causará efeito. Agora se depende da aprovação dos outros, do que os outros falam e se o fato de alguém lhe chamar atenção por causa do seu não ligar lhe faz sentir se mal, nesse caso a sua dependência é da aprovação das pessoas.
Outros exemplos? Você não faz nada, vive a toa e não quer fazer nada. Esse estado de espírito por si só não deve lhe causar sofrimento quando se ama. Agora se você não liga pra nada e ser desse jeito lhe causa sofrimento, é sinal de que você ainda é dependente de ligar para alguma coisa.
Esta é a forma que nós temos para conhecer nossos apegos: descobrir a causa real do sofrimento. Ela não é o que está acontecendo, mas sim aquilo que nós achamos que deveríamos estar fazendo.
Um comentário
Muito boas essas reflexoes de Joaquim, tenho estudado constantemente os ensinamentos propostos a nós por ele.É tudo muito sério e direto,de início acontecia de me chocar, mas aos pouco vou digerindo suas revelações , afinal tudo que é novo gasta-se algum tempo para adaptarios.
.