Participante: mas, não é Deus que nos faz entender as coisas deste jeito?

Eis aí um entendimento que não é real. Deus não lhe dá nada; Ele lhe dá a ideia de você estar vivendo alguma coisa.

Quando se fala que há uma Causa Primária, por exemplo, você imagina que foi Deus quem lhe causou fazer esta pergunta, mas isso não é real. Na verdade, Deus lhe deu a ideia de você estar fazendo esta pergunta e não a de perguntar. A pergunta que você me fez, apesar de ter sido realizada através de som, não é real: é apenas a ideia de tê-la feito.

Estamos falando da questão levantada por Krishna no Bhagavata Puranas. Lá o Bendito Senhor afirma que, apesar de aparentemente a mente primária (espírito) estar atada à secundária (humana), tanto a mente secundária como a própria ideia de estar aprisionada é uma ilusão para a primária. Sendo assim, tudo existe apenas no mundo das ideias e não dentro de uma realidade externa. Ou seja, sua pergunta, que foi feita pela mente secundária, aparentemente parece ser real, mas como esta aparente realidade é uma ilusão, tudo não deixou de existir apenas no mundo das ideias e não na realidade.

Portanto, saiba que se você está guiando um carro, não é Deus quem está lhe fazendo dirigi-lo, mas é Ele quem está guiando-o – este guiar é entre aspas porque já vimos anteriormente Deus não dirige carros – e lhe dando a ideia de que está dirigindo-o. Se alguém está lhe fazendo alguma coisa, não é Deus quem fez o outro fazer aquilo contra você. O que o Pai realmente está lhe dando naquele momento é a ideia que existe outra pessoa fazendo determinada coisa. Esta consciência é importante para aqueles que vão viver o fim do mundo que começará no próximo dia vinte e um.

A realidade humana é sempre a ideia de algo estar existindo e não a existência de alguma coisa. Não há ninguém, incluindo você mesmo, fazendo coisa alguma: todos estão tendo a ideia de existir movimentações externas. Apenas o espírito no Universo pode fazer alguma coisa e não o humano no seu mundo.

Por exemplo, você se considera um espírito e imagina que está sentada nesta cadeira, mas isso é irreal. O você espírito não está sentada numa cadeira. Na verdade, dentro da realidade universal, neste momento o espírito está no Universo fazendo a única coisa que ele pode fazer: espiritando. Este é um termo que inventamos durante nossas conversas para falar sobre a atividade do espírito já que o que ele faz não consegue ser conscientizado pela mente humana por falta de conhecimento sobre os elementos universais.