Participante: Não estou conseguindo entender duas coisas a respeito de universo que deveria ser indivisível. São elas: o espírito e a matéria. Como fica isso?
Quem disse que essas coisa se dividem? O espírito e a matéria espiritual são indivisíveis. Não entendi a pergunta.
Participante: completo. Se não existe um espírito igual a outro, então existem várias unidades de seres no universo, que deveria ter uma coisa só.
Isso se pensar numa individualidade individualista, que reconheça e dê valor ao seu individualismo. Cada espírito é único, é uma unidade, mas vivem em perfeita comunhão e por isso se entrelaçam e formam a unidade universo.
Já dei esse exemplo. É como se fosse um grupo. Quando participa de um precisa, apesar de ser uma individualidade, anular o seu individualismo em prol do benefício do grupo. É assim que os seres vivem no universo.
Participante: espírito e matéria é a mesma coisa. Se não for existem duas coisas no uno.
Espírito e matéria não são a mesma coisa, pois em O Livro dos Espíritos está escrito que existem o espírito, a matéria e acima de tudo Deus. Sendo assim, posso dizer que na unidade existem duas coisas.
Sim, existem, mas duas coisas perfeitamente unidas e que por isso formam uma unidade.
Deixe-me lhe dizer uma coisa. A ideia da unicidade das coisas é algo totalmente incompreensível à mente humana. Jamais você imaginará algo único, pois para saber que ele é isso, terá que notar a falta de outro. Só quando se sabe da possibilidade de haver mais coisas é que se afirma que algo é único.
Portanto, para vocês a questão da unidade é algo totalmente incompreensível. Na verdade é sua mente lhe tentando, lhe jogando argumentos para que você não aceite a unidade universal e com isso se prenda a multiplicidade humana.
Apesar de falar da sua impossibilidade de entender a unicidade, deixe-me tentar lhe explicar. A unicidade universal não é o resultado da existência de apenas uma coisa, uma forma, mas pela sua perfeita integração.
Vou dar um exemplo que como disse é apenas uma tentativa de lhe explicar o inexplicável. Pegue dois brilhos e os coloque juntos. Eles se integrarão a tal ponto que será impossível se distinguir um do outro.
É mais ou menos por aí a compreensão que você pode ter. os dois brilhando juntos formam um único brilho, uma unidade, mas formada por dois brilhos distintos. No universo é a mesma forma com que o espírito e matéria existem.
No universo estes dois elementos estão tão perfeitamente congregados que você não consegue distinguir o que é um ou outro.
Participante: seria como a história que você contou da massa do bolo? O universo é como uma massa de bolo. Assim como esta, apesar de ser formada por diversos elementos, nos parece homogênea pela forma como se misturam. A matéria e o espírito seriam ingredientes dessa massa que se fundem perfeitamente?
Sim, o espírito e a matéria são os elementos que juntam-se para formar uma massa. Qualquer pequeno grão da massa contém tanto o espírito quanto a matéria.