Texto fundamentado no comentário de Allan Kardec na questão 9 de O Livro dos Espíritos
Do poder de uma inteligência se julga pelas suas obras. Não podendo nenhum ser humano criar o que a Natureza produz, a causa primária é, conseguintemente, uma inteligência superior à Humanidade.
O homem não pode criar o que a Natureza produz: esta é a afirmação de Kardec… Vamos observar atentamente este aspecto.
Por exemplo, quem constrói um prédio é a Natureza?
Participante: Não, segundo a crença humana são os engenheiros…
Mas, quem criou os elementos que o homem usa para construir o edifício? Mais ainda: o que é um edifício, senão o somatório de diversos elementos oriundos da Natureza? Pergunto ainda: quem mantém os átomos do cimento coesos para dar a sustentação ao prédio?
Participante: Então, a sua pergunta não é quem constrói, mas do que é construído.
Não, minha pergunta é quem constrói, pois quem realmente constrói o edifício são os elementos da Natureza já que sem eles não haveria a obra. O homem pode desenhar formas e juntar elementos, mas se não houver os elementos e a ação dos seus átomos, não há prédio.
Portanto, o prédio é construído pela Natureza. O homem simplesmente põe o material ali de acordo com um desenho que ele fez, mas quem faz realmente o edifício existir é a Natureza através de seus elementos.
Aliás, tudo o que o homem constrói é produzido a partir de algo que existe, de alguma coisa que está na Natureza. Sendo assim, não é construção (criação), mas adaptação do que já existe. Se o homem pudesse realmente criar, a sua criação teria que partir do nada e nem poderia se utilizar de qualquer elemento pré-existente. Ele pode isso?
É isso que Kardec está mostrando. O homem sem a Natureza não seria capaz de fazer nada. O homem sem a Natureza não seria capaz sequer de existir, porque é a Natureza é que gera e mantém os próprios corpos que os humanos acham que são eles…
Mas, Kardec fala um pouco mais. Vamos ver a continuação do comentário dele.
Quaisquer que sejam os prodígios que a inteligência humana tenha operado, ela própria tem uma causa e, quanto maior for o que opere, tanto maior há de ser a causa primária. Aquela inteligência superior é que é a causa primária de todas as coisas, seja qual for o nome que lhe dêem.
Com este comentário fica, então, muito claro o ensinamento: existe uma Causa Primária que faz as inteligências secundárias funcionarem. Sem ela, ou seja, sem Deus dar aos espíritos o funcionamento da inteligência – e este funcionamento para vocês é o pensamento – o ser humano não existiria, não agiria, não construiria nada.
Mas, para aqueles que vêm acompanhando nossos estudos, este ensinamento é antigo. Há muito tempo que estamos falando que Deus é a Causa Primária de todas as coisas. Muitos acharam que o que falávamos era novidade, mas não era, pois estava escrito em O Livro dos Espíritos desde o século XIX.
Agora, depois do estudo deste capítulo fica então bem claro: Deus é a Causa Primária de todas as coisas. Tanto faz com relação à ação das coisas materiais, como para as coisas que se imagina oriunda da mente humana.