Participante: a partir do que o senhor disse, preciso lhe perguntar como viver nesta vida sem sofrimento? Digo isso porque sofrer é uma condição normal nossa, nascemos para isso. Portanto, como não viver em contrariedade?


A resposta é simples: preparando-se para viver.
O problema é que vocês não se preparam para viver. Durante as suas existências, vão a uma escola, a uma faculdade e outros cursos para se preparem para o lado material da vida, ou seja, se formarem, conseguirem uma boa carreira e com isso ganharem mais dinheiro. No entanto, não frequentam uma escola que lhes prepare para vida no sentido emocional.
Neste mundo não existe um curso que lhes ensine a viver emocionalmente os momentos da vida. Não existe um curso que lhes ensine a viver sem contrariedades. Por isso passam pelos acontecimentos vivenciando-os dessa forma, já que todas as existências possuem acontecimentos que são encarados com contrariedades.
Toda vida humana tem contrariedades: nisso eu concordo com você. Agora, ao criar estes acontecimentos, será que a vida torna obrigatório que você se sinta contrariado? Eu diria que não … No meu modo de ver, a vida pode criar momentos que serão contrários aos seus interesses, mas nem por isso precisará sentir-se contrariado.
O que fazer para não viver a contrariedade? Estar preparado para viver estas situações.