O Livro dos Espíritos – Pergunta 0025
Participante: Se o coração não bate sem o espírito, no caso que a pessoa entra em coma, como o coração vai bater sem o espírito? Digo isso porque, se não me falha a memória, o senhor já havia dito que durante este processo o espírito pode estar ou não ligado ao corpo…
Sim já disse isso. Mas existem casos onde o espírito pode continuar ligado ao corpo físico, mas não está mais o intelectualizando externamente.
Participante: Não entendi…
Você tem dois processos de intelectualização. O externo, que é percebido pela a ação externa executada pelos membros do corpo físico. Mas, mesmo quando estes membros não mais se mexem, existem ainda os processos de funcionamento interno: digestão, o pulmão abrir e fechar para criar a respiração, o coração bombear o sangue…
Estes processos também são frutos de intelectualização criada por um espírito. Ao primeiro (movimento dos membros) dizemos que é uma intelectualização consciente e ao segundo (funcionamento dos órgãos internos) inconsciente.
Então, eu diria que durante o processo coma, enquanto o corpo funciona, ou seja, há movimentações de órgãos internos, o espírito, a inteligência, está vivendo no processo inconsciente, mas não consegue fazer o mesmo com o consciente.
Participante: O senhor quer dizer que o inconsciente continua animando o corpo?
O processo de intelectualização inconsciente existe mesmo quando não há movimentações externas do corpo. Se isso não fosse realidade, quando o espírito “saísse” do corpo à noite – o que é chamado de sono – o corpo morreria…
O processo de animação do corpo físico durante o sono é o mesmo do coma: o espírito vivendo atividades intelectuais inconscientes.