Mas, vamos falar do ensinamento embutido nesta pergunta (OO25a de O Livro dos Espíritos). Acho que ele é bem claro: o espírito não precisa da matéria. Isso é uma coisa fundamental para a vida daqueles que buscam a elevação espiritual. Isto porque se buscamos ser espíritos mesmo encarnados, precisamos nos libertar da influência da matéria.

Um exemplo disso: os desdobramentos – situação onde um espírito “vaga” por outros lugares conscientemente sem o corpo. Se um ser encarnado quiser, pode ir ao Japão e falar com alguém de lá, sem que para isso precise mover o seu corpo. Ele terá absoluta consciência de estar lá e do que estiver acontecendo naquele local e as pessoas que lá estiverem também terão consciência da presença dele.

Mas, não serão todos… Apenas aqueles que, como este ser, estiverem libertos da influência da matéria terão esta consciência.

Muitos não irão “ver” nem “ouvir” o visitante, pois ainda acham necessária a presença de um corpo para saber que há alguém de fora no local. Isso porque estas pessoas acham que o espírito é o corpo que usa.

Na hora que o ser humanizado se libertar da necessidade de locomover o corpo físico para achar que está indo, irá. O que estou falando, aliás, é o princípio básico daqueles que praticam as viagens astrais conscientes. Eles só conseguem a consciência do que estão fazendo porque sabem que o corpo não precisa estar onde eles estão para poderem existir lá.

Portanto, vamos começar, já que queremos aproveitar esta encarnação e vivenciá-la como espírito, a nos libertar do corpo, da matéria, porque não precisamos dela para nada. Enquanto não compreendermos que somos a inteligência, mas acharmos que somos o braço e a perna, nós ficaremos dependendo da matéria.