Participante: O Espírito da Verdade na questão 0066 diz que o movimento da matéria não é vida.
O Espírito da Verdade quer deixar bem claro que a existência da vida não se prende à da movimentação. Ele faz isso porque, para vocês humanos, a vida só existe enquanto há animação corporal.
Quando você vê um corpo estático, duro, diz que este morreu e que, por conseguinte, acabou a vida. Mas, esta não acabou: o que se extinguiu foi a movimentação do corpo e não a vida.
A movimentação e a vida são duas coisas completamente diferentes. Até porque, a vida pertence ao espírito e não da matéria e este é eterno.
Aliás, a morte não pertence nem a matéria, porque esta, na realidade, também não morre, acaba, mas se transforma. Portanto, este corpo não morrerá, mas se transformará em outra coisa.
Este ensinamento é importante para, ao o colocarmos em prática, pararmos de pensar que aquele que está se mexendo está vivo. Digo isso porque tem muita gente se mexendo que está morto no sentido espiritual, pois está morto para Deus e para a comunidade espiritual.
A vida independe de movimentação. A vida existe apenas para o ser universal quando ele está em comunhão com Deus e com seus irmãos.
Além disso, a prática deste ensinamento também é importante para deixarmos de imaginar que um ser humano tenha morrido, acabado, só porque você esteve presente no enterro e viu o corpo inerte. Ele não morreu: apenas o seu corpo parou de se mexer. As duas situações são coisas completamente diferentes…
Aquela pessoa que você acredita estar morta está vivinha ao seu lado, apesar de nem mais ter corpo. O que é necessário para que você possa constatar isso e viver esta realidade é aprender a entrar em contato com ela no seu estágio atual de vida. Mas, para tanto é necessário extinguir com a ideia de que a ausência de movimentação causou a morte, o fim daquela pessoa.