Participante: os sistemas políticos mudam de acordo com nossa mudança interior? É a espiritualidade que escolhe o governante e não o voto?

Isso todos os mestres disseram. Desde Krisna até o Espírito da Verdade, todos disseram que os governantes são escolhidos por Deus.

Quanto à mudança do sistema político, eu diria que ele não muda de acordo com a sua mudança interior, mas sim de acordo com a necessidade de provação dos espíritos que encarnarão naquele orbe. Ele não é resultado da sua evolução, mas aquilo que precisa, o que tem que passar.

Vocês reclamam da corrupção dos políticos, mas saem correndo para dar dinheiro para o guarda para não serem multados. Reclamam do desvio de dinheiro público, mas sonegam impostos. Reclamam de quem leva vantagem individual com o bem público, mas se puderem ter alguma vantagem dada pelo governo ficam todos felizes.

Veja, você merece o que tem, merece os políticos que governam o seu país, pois também é corrupto. Deixe-me dizer uma coisa: sabe aquele pai que promete uma bala ou um chocolate para o filho se ele se comportar bem ou aquele pai que promete dar o desejo de consumo ao filho se ele passar de ano, ele é um corrupto. Ele está corrompendo aquele filho.

É estas coisas que você não veem. Quando se fala em corrupto, vocês só pensam no político que leva o dinheiro, mas não é só esse que é. Corrupto é aquele que busca vantagens indevidas com o bem de outro. Quando você oferece alguma coisa para que seu filho faça o que quer, está buscando uma vantagem indevida. Corrompe ela com bala, chocolate, a realização do desejo ou até mesmo com a autorização para ficar vendo televisão até mais tarde.

É por causa desses modos dos habitantes do país é que ali existe corrupção. Ela só existe para aqueles que precisam sofrer seus efeitos para ver se abrem mão de serem corruptores.

Por isso, mudar a corrupção dos políticos só não adianta: é preciso que cada um mude a sua. Enquanto a população achar normal corromper os outros para ganhar alguma coisa, enquanto achar normal se deixar corromper pelos outros para obter alguma forma de lucro, vocês serão alvo de outros corruptos que causarão carências a vocês.

Quem numa firma nunca ganhou um presentinho de natal de outra empresa? ‘Ah, isso é normal, ele está apenas me dando um presente’.  Acha que ele não está esperando receber nada no ano seguinte?

Por favor, acordem e olhem para os seus próprios umbigos ao invés de ficarem olhando para os outros. Ao invés de assumir publicamente que é contra o político corrupto, olhe as suas próprias corrupções. Não ache certo ou normal levar alguma vantagem indevida, não ache que você pode e os outros não.

Aproveitando a sua pergunta quero falar uma coisa para vocês que são espiritualistas. Diante do que falamos me lembrei de dois ensinamentos de Cristo. Quando você acusa o outro está de olho na trave que está nos olhos dos outros ao invés de ver a que está no seu olho. Neste momento, também, você fere outro ensinamento, pois atira a primeira pedra, mesmo tendo pecado.