Participante: O senhor fala em voltar a viver como uma criança vive depois de adulto? Isto é renascer?
Exato. O renascimento que leva o espírito a viver no Reino de Deus não é o físico, mas, quando depois de adulto, vivencia os acontecimentos da existência carnal como uma criança.
Você já reparou como vive uma criança? Nada afeta o seu estado de espírito. Não há stress, as desavenças não chegam à raiva, etc. Por isto Cristo disse ainda que você só entrará no reino do céu quando for como uma criancinha, ou seja, não tiver verdades sobre as coisas.
Mas, o entendimento do ensinamento do renascer durante a vida não para por aí. Existe ainda um aspecto que precisa ser compreendido e não o é pelos seres humanizados hoje porque o ego dá outras verdades sobre o tema.
O que é preciso fazer antes de nascer? Veja. Estamos falando que quem não nascer de novo não verá o Reino do Céu, mas o que é preciso fazer para que possa acontecer este renascimento?
Morrer. Ninguém nasce de novo se não morrer antes. Esta é uma verdade clara e límpida que nasce com a perfeita compreensão sobre o ensinamento.
A partir daí podemos dizer que quem prioriza a elevação espiritual não deve buscar “viver” a vida carnal, mas deve esforçar-se primeiramente para “morrer” para só depois renascer.
O objetivo da vida humana para aquele que busca aproximar-se de Deus deve ser matar a ele mesmo, ou seja, o ser humano que acredita ser.
Não estou falando em suicídio físico, mas na morte da personalidade temporária que o espírito assume, ou seja, o conjunto de verdades individuais que estão no ego. Isto levará o ser universal humanizado a renascer como o espírito sem nome, cor, sexo, ou seja, uma identidade que é guiada por verdades espirituais e não materiais.
Para isto é preciso ser “senhor da mente”, ou seja, dominar o seu ego no sentido de libertar-se de todas as verdades que ele cria. Esta é a morte necessária para o renascimento que Cristo ensinou à Nicodemos.