Participante: se há uma predeterminação para a vida, por que Deus nos manda a Terra se já sabe o que vai ocorrer?

Grande pergunta.

Porque a vida não importa, não tem valor pelo que acontece nela. Ouça bem o que estou dizendo. A vida humana não importa.
Deixa-me falar uma coisa. No capitulo dos bens materiais, da posse, foi escrito o seguinte: o espírito tem direito a propriedade, mas essa deve estar à disposição de todos e não objetivando ser fruto de lucro pessoal.
Ora, o que é um assalto? A sua propriedade sendo colocada à disposição da humanidade. Ou seja, é um ser humanizado servindo de instrumento para levar ao cumprimento de um preceito espiritual que não é cumprido pelo outro.
É isso que estou querendo dizer quando afirmo que a vida humana não tem valor pelo que acontece nela. Deus, ao programar uma existência, não se baseia nas expectativas humanas, mas nas expiações e carmas que cada um precisa cumprir. É aqui que ela perde o valor que vocês imaginam que tem.
Se aplicarmos a máxima que acabamos de mostrar, posso afirmar que o ato de roubar (um valor aplicado a um acontecimento da vida humana) não existe. O que está acontecendo na verdade é Deus universalizando o que o ser humanizado estava individualizando.
Apenas um detalhe. Ele não faz isso como castigo ou punição, mas como uma oportunidade de expiação.
Sabe porque Deus cria situações como essas? Para que você veja como é egoísta. Veja que apesar de ter estudado no mundo espiritual que deve colocar todos os seus bens à disposição da humanidade, ainda se preocupa com a posse individual de uma televisão, um aparelho de som, com joias, etc. Preocupa-se com a posse a tal ponto que sofre, afasta-se de Deus, se for assaltado.
Volto a dizer: a vida não existe. Por isso Deus não se preocupa com o que acontece aqui. Ele se ocupa sim em criar cenas para que o espírito humanizado, através da mudança de consciência aprenda a universalizar as coisas. Se ocupa de criar elementos que levem o ser a ter consciência do quanto já se universalizou e do quanto ainda está preso na questão individualista.


Participante: fiz a pergunta porque você disse que Deus já sabe o que vai acontecer. Ele já sabe inclusive como vamos reagir.


Isso é uma resposta existente em O Livro dos Espíritos. ‘Se Deus é onisciente, o que temos que provar para Ele’? A resposta: ‘nada’? Por isso sempre digo que a provação não é feita para ninguém, nem para Deus, mas apenas para si mesmo.
Sabe, invés de xingar o ladrão, de acusar a polícia, os governantes, ao invés de acusar o mundo, quando ocorrem as suas contrariedades acontece uma grande oportunidade para ter a consciência de que está sofrendo por que quer individualizar o que é universal. Sofre porque é egoísta e quer ver sempre suas posses, paixões e desejos atendidos.
Dando a resposta final, digo que Deus faz o ato e mais do que isso, sabe a sua reação. Apesar disso continua criando tudo isso por amor, porque sabe que por mais que os seus filhos estejam presos ao egoísmo, um dia se libertarão e viverão universalmente