Participante: é certo pedir ajuda do Pai para passar pelas vicissitudes de baixa e agradecer pelas vicissitudes de alta?
Pedir ajuda a Deus para passar pelas vicissitudes de baixa: isso é certo ou errado? Não sei. Eu diria que é desnecessário.
Veja, se você precisa pedir ajuda a Deus é sinal que imagina que Ele não lhe ajuda. Com isso demonstra que se sente desamparado. Mas, Deus não abandona o seu filho em momento nenhum.
Sendo assim, Ele sempre está lhe ajudando. É apenas você que não está vendo a ajuda Dele. Por isso disse que pedir ajuda é desnecessário.
Conhece a parábola Pegadas na Areia? Nela está bem clara a afirmação de que na hora da sua vicissitude de baixa você está sendo carregado no colo…
Então, eu diria que é pedir a ajuda de Deus é desnecessário. Mais do que isso: eu diria que é falta de fé.
Agradecer a vicissitude positiva…
Por que você agradeceria a Deus por alguma coisa? Porque gostou do que aconteceu, porque achou bom, dentro dos padrões humanos de satisfação, aquilo que ocorreu. Frente a tudo que ensinei até hoje, será que devemos agradecer a Deus quando nós gostamos do que ocorreu? Acho que não, não é mesmo?
Agradecer quando se gosta ou pedir a Deus que afaste de si o cálice da vida são provas de fé, provas de que você está julgando o que Deus faz. Aliás, só em você ter uma vicissitude que diga positiva e outra que afirme ser negativa, já mostra a falta de sintonia com Deus.
A crença na existência de uma vicissitude positiva ou acontecimento da vida que lhe agrada e outra que não, já denota uma conivência com o ego, pois é ele que diz que tal coisa. É ele que lhe diz que aquilo é com e que você deve ficar feliz.
Fundamentado nesta premissa, o ego cria a ideia de que o espírito deve dizer ‘obrigado meu Deus’. Mas, obrigado por quê? Porque se exaltar quando a vicissitude é considerada positiva? Equanimidade: esta é a resposta para tudo que denota a sintonia com Deus.
Você tem que viver as supostas ondas contrárias de vicissitudes ou as que considera como positivas que o ego cria de uma forma reta. Ou seja, sem ver bom nem mal nas coisas.
Portanto, nada temos a agradecer, porque nada é bom e nem precisamos pedir ajuda porque Ele está ajudando o tempo inteiro.
Participante: embora seja desnecessário pedir força ou agradecer, parece que fazer isso dá alento, dá mais força. Parece um desabafo.
Sim.
Participante: o senhor concorda com o que eu disse?
Sim. Eu concordo que apesar de desnecessário, pedir ou agradecer a Deus aparentemente dá alento, força. Parece ambíguo, mas não é.
Eu concordo com o que você diz por que sei que nesta etapa de evolução vocês ainda precisam deste pedido e agradecimento. Aos poucos irão se desligando desta necessidade, mas, no momento, ainda não podem se desligar totalmente. Por isso respondi que não é certo ou errado: é desnecessário.