Participante: então, se soubermos de alguma coisa à respeito de corrupção devemos ficar quietos?
Eu não falo de atos …


Acabei de dizer que se quiser, você pode chamar a polícia, pode denunciar o corrupto. Pode fazer qualquer coisa. O que não pode é achar que precisa fazer algo e que pode acabar com a corrupção.
Tendo alguma força política ou policial, a acione e prenda os corruptos. Com isso acabará com aquela corrupção agora. Não tendo, se você é uma das pessoas que é comandada pela força política – e saiba que noventa e nove por cento das pessoas comandadas por esta força, deve dizer a si mesmo: não tenho o que fazer.
Enfim, você pode fazer o que quiser, mas imaginar que qualquer coisa que faça acabará com a corrupção, que, como vimos, é filha do sistema humano de vida, só lhe fará sofrer. Imaginar que pode acabar com os corruptos trocando os políticos é ilusão, pois os que entrarem serão iguais aos outros, já que são humanos também.
Sendo assim, por causa dessa crença, você sempre acabará sofrendo.
Deixe-me completar a resposta dizendo algo que falei rapidamente agora a pouco. Quem pensa que corrupção só que existe no Brasil não conhece nada do mundo inteiro. Corruptos existem em todos os cantos.
Se pegarmos sistemas políticos de povos mais avançados do que o do país de vocês, como o Japão, por exemplo, onde havia o respeito pelos ancestrais e pelos outros – falo que este sistema é mais avançado por causa deste respeito e não pelo avanço tecnológico – mesmo lá já tivemos notícias de políticos corruptos. Se num país onde o respeito era mola mestra da sociedade aconteceu, imagina se é possível acabar com ela no seu país, onde não se respeita nada nem ninguém.