Participante: Aconteceu uma coisa interessante outro dia. Um homem bateu palmas na porta de minha casa pedindo ajuda. Ele disse ser pedreiro e que trabalhava numa obra ali perto e estava precisando de dinheiro pra consertar o pneu do carro. O valor era R$7,00. Eu entrei, peguei R$10,00 e quando voltei pra entregar os dez reais ele disse que eram dois pneus. Então voltei e peguei mais quatro reais e dei pra ele. Depois fiquei pensando: eu fiz aquilo tão sem perceber e tinha certeza que em outras circunstâncias eu não faria isso jamais. Eu acho que o cara precisava do dinheiro e eu fui instrumento para isso.
Vamos apenas consertar uma coisa. Imaginar que deu porque achava que ele precisava do dinheiro ainda é ter uma intencionalidade. A única Realidade do que você falou é que deu o dinheiro.
Sabe por que ele bateu na sua porta? Porque bateu. Sabe por que ele pediu dinheiro? Porque pediu. Sabe por que você deu o dinheiro? Porque deu. Mas, por que ele não bateu em outra porta? Porque não bateu. Por que todo mundo bate na sua porta? Não é porque o muro é baixo, nem porque a casa é bonita: bate porque bate. Liberte-se do porque das coisas. Se ficar se preocupando com os porquês vai continuar criando verdades com as quais passará a viver.
Mas, neste trecho tem algo que não comentamos. Krishna fala: ‘Ainda que eu seja o autor disso, em realidade sabe que sou imutável e não agente‘.
Deus é imutável, ou seja, é igual sempre. Sendo assim, qualquer que seja a aptidão do ser humanizado é o mesmo Deus que está criando. Por isso afirmo que não existe aptidão mais importante do que outra. Tanto faz ser médico ou bandido: tudo é Deus…
Deus é Criador, mas não agente das aptidões dos seres humanizados. Ou seja, quem determina a aptidão que um ser humanizado terá não é a vontade de Deus, mas a necessidade do espírito. Deus gera a aptidão, mas quem causou a necessidade da riqueza ou da pobreza é o espírito, através do seu carma.
Apenas mais um detalhe: isso vale pra tudo. Tudo o que você tem, todas as aptidões de sua vida existem porque você precisa como agente carmático.