Participante: se o papel da mente é criar a afinidade com a ilusão, como o espírito que observa esta experiência progride?

Boa pergunta… Só tem algo que precisamos conversar a esse respeito.
A mente não cria afinidades com a ilusão. Para que ela criasse a afinidade com a ilusão, esta precisaria existir. Isso porque só neste caso ela estaria criando afinidades entre duas coisas existentes.
A mente não cria afinidades, mas sim a própria ilusão e dá a esta a força de real. Já falamos disso em outras oportunidades. É a força de maya que vem embutida no pensamento que dá à ilusão o toque de realidade, o sentido de real.
Essa arma que falaremos hoje está totalmente dentro disso. Ela é usada com este poder de maya e por isso dá a aparência de realidade à ilusão.
Como o espírito pode ver a força de maya, ou seja, escapar da ideia de real do que é criado pela mente? Através da observação. Vocês não observam a produção mental, por isso a força de maya é muito ativa sobre vocês. Mas, o espírito observa a formação mental e observando-a ele consegue ver a presença do egoísmo e da hipocrisia. Ao ver essas presenças o espírito consegue dizer que o que é descrito não é real, que não é o mundo que ele conhece, o que está acostumado.
Este é o caminho que ele trilha para escapar da ilusão. Por isso já disse que falo a espíritos através de egos.
Quando respondi a uma pessoa dizendo que o problema é falta de vergonha na cara, estou falando exatamente disso. Quando digo que é falta de vier aquilo que a se diz que acredita, estou falando ao espírito, apontando a ele a hipocrisia. Neste momento o espírito já fica prevenido contra aquela ilusão criada pela mente. Mesmo assim muitas vezes se deixa levar, já que está em provação.


Participante: se pela experiência diária o ser encarnado resiste às sugestões da mente, como o espírito que observa esta experiência progride?


No caso da sua pergunta, você já está querendo saber como progredir quando não sabe nem o que é progredir espiritualmente. Na verdade nenhum espírito progride: ele se limpa. Sendo assim, na verdade ele não avança, não progride: fica no mesmo lugar se limpando.
Sei que a resposta para você é meio complicada, mas não tenho como lhe dar outra, porque o funcionamento do espírito é algo que vocês não têm condições de compreender. Teria que falar de raciocínio de espírito e percepção dele e isso vocês não têm ideia do que seja e nem eu tenho como explicar.