O espírito liberto da consciência humana, então, não sofre porque sabe que qualquer que seja a situação da sua vida carnal, se ele não murmurar contra ela alcançará a felicidade que Deus tem prometido aos seus filhos. Sei que para vocês humanos é difícil ter este pensamento, porque ainda acham que o bom é o bem. Vocês nunca anteviram essa felicidade e por isso não vivem com este mesmo sentido. Apesar disso, acho que ela deve ser boa para o espírito, pois ele tem pressa de alcançá-la.


“Assim, pois, o Espírito pode escolher prova muito rude e, conseguintemente, uma angustiada existência, na esperança de alcançar depressa um estado melhor, como o doente escolhe muitas vezes o remédio mais desagradável para se curar de pronto”. (pergunta 266)


O espírito que antevê o gozo espiritual por ter pressa em gozar a felicidade que Deus tem prometido aos seus filhos “pode escolher prova muito rude e, conseguintemente, uma angustiada existência”. Ou seja, ele não se preocupa com a quantidade de sofrimento que a mente possa gerar frente aos acontecimentos da vida. Já o ser humanizado, aquele nunca anteviu o que goza o espírito, preocupa-se sempre com a possibilidade de sofrer e procura com isso fugir ou acabar logo com a situação dolorosa.
Por isso, quando o ser humanizado, por exemplo, perde o emprego entra em desespero. Vive este momento com esta sensação porque está preocupado com o sofrimento que o desemprego pode lhe causar. Vivendo esta preocupação, reza a Deus e aos santos pedindo o emprego. Se não conhecesse os filhos que tem, o Pai deveria achar que aquele ser está maluco, pois foi ele que pediu para viver aquela situação e agora quer que ela se extinga rapidamente.
Para que se promova a reforma íntima é preciso que, não importa que o aconteça nesta vida, se tenha a consciência que ela foi escolhida pelo ser universal antes da encarnação porque estava cônscio de que aquele era o caminho mais rápido para ele viver a felicidade que Deus tem lhe prometido. É preciso compreender que se a sua existência é formada por muitos momentos de infelicidade isso não quer dizer que Deus se esqueceu de você ou que o está punindo, mas saber que esta caminhada foi escolhida por causa da pressa que tem em viver a felicidade que o Pai tem prometido.
Para poder realizar este trabalho os seres humanizados precisam se conhecer profundamente. Dentro deste auto conhecimento precisam saber o que tem pressa em conquistar.