Respondidas as perguntas, continuemos nosso estudo. Vamos falar agora da formação do carma, da compreensão que os espíritos que encarnam no planeta Terra têm dos acontecimentos.
Outro dia, disse que a quantidade de gêneros de provas é muito pequena. Na verdade eles se resumem a um só: o egoísmo. Todo carma é criado a partir do egoísmo, porque todo espírito encarnado no planeta Terra está primariamente em provação contra esta postura sentimental. Ou, como ensinou o Espírito da Verdade, o egoísmo é mãe de todos os males (O Livro dos Espíritos – pergunta 913).
É por isso que toda compreensão que um ser humanizado alcança é formada a partir do eu: eu acho, eu sei, eu gosto, eu faço, eu quero. Toda realidade que o espírito encarnado vive é criada a partir de um individualismo, de um saber individual. Por isso afirmo que toda compreensão que um ser humanizado tem é individualizada.
A partir desta visão, então, posso começar a responder o que me perguntaram anteriormente: como vencer o carma?
Para vencê-lo é preciso vencer você mesmo, ou seja, vencer as compreensões individualizadas e egoísticas que tem sobre as coisas (pessoas, objetos e acontecimentos) da vida carnal. Isto porque para compreender qualquer coisa o ser humanizado só parte do que acha que sabe, ou seja, o que já tinha consciência formada anteriormente.
Todo carma, então, se fundamenta no eu, ou seja, toda compreensão racional se fundamenta naquilo que você sabe e, por isso, é egoísta. Sendo assim, posso afirmar que todo carma é uma proposição de prova para você se libertar deste eu que está vivendo, pois ele é individualista, enquanto que aqueles que estão próximos de Deus são universalistas.
Quando falo no eu do qual precisa se libertar, estou falando no José, na Maria e no Joaquim, ou seja, no ser humano, na personalidade humana, que você imagina ser.
O carma dos espíritos encarnados no planeta Terra, portanto, é sempre formado através de uma conscientização egoísta e esta realidade confere com o que foi ensinado pelo Espírito da Verdade, pois o gênero de provações contra o uso do egoísmo é, primariamente, o gênero de provação no planeta Terra.
Mas, o conhecimento sobre a criação do ego quando encarnado não pode parar por aqui. Se assim fosse, seria muito simples… Os espíritos enviados de Deus viriam até os seres humanizados e diriam que é preciso vencer o egoísmo. No entanto, só isso não bastaria, como não bastou até agora…
Isso porque tudo que os enviados de Deus falam gera uma compreensão para cada um. E, como esta compreensão é ainda fundamentada no egoísmo (eu sei), apesar de vocês não terem consciência desta postura sentimental sendo usada na compreensão, nada teria sido mudado.
Na realidade, apenas ensinar que vocês devem combater o egoísmo levaria cada um a dizer que não é egoísta, mas verdadeiro e, com isso bateriam o pé e acreditariam que vocês estavam certos e o mentor errado. E, quando compreendessem isso, não veriam que o egoísmo (eu sei) esteve presente.
Precisamos, então, nos aprofundar um pouco mais no estudo da formação do carma, ou melhor, precisamos entender através de quais aspectos o egoísmo se faz presente. Ou seja, precisamos compreender os frutos da ação do egoísmo, para podermos, então, começar a trabalhar na luta contra nós mesmos. Vamos falar deste assunto…