Participante: eu até consigo visualizar que estou querendo vencer, mas fazer isso é cansativo, porque a intencionalidade está presente toda hora. Sendo assim, pergunto: qual a atitude para poder lutar contra todas as intencionalidades que temos?
A forma mais fácil é tendo a consciência de que essa consciência não está presente em alguns pensamentos, mas em todos.
Tudo que o ser humanizado faz, ato, traz consigo uma razão que tem como intenção derrotar o próximo. Sabe o que é tudo? Todas as coisas. Portanto, não há momento onde a razão humana não queira levar alguma vantagem. Mesmo que o assunto seja ir ao banheiro, o ser humano que não está indo quer dizer que é melhor do que o outro: ‘já vai ao banheiro de novo’?
Se você tiver essa consciência fica mais fácil, pois não precisa perder tempo ou gastar esforço para analisar o que é gerado pela mente. Não é preciso: tudo tem a intenção de ganhar de alguém. A partir do momento que conseguir essa consciência e se chocar com o seu egoísmo, não aceitará as contrariedades que surgirem naquele momento.
Tendo essa consciência, quando chamar a atenção do seu filho porque ele não arrumou o quarto, automaticamente irá parar e dizer: ‘opa, eu estou falando desse jeito não por causa do quarto, mas para ganhar’. Fazendo isso, a boca pode inclusive continuar cobrando a arrumação, mas se ela não acontecer, você não irá se contrariar. Agora, se ainda continuar achando que é uma pessoa santa, boa, que sabe o que é arrumado e desarrumado, o que ele fizer, seja até arrumar do jeito dele, lhe causará contrariedade.
O que não pode fazer é se colocar na posição de certo, porque na hora que isso acontecer fatalmente, pouco importando o que o outro faça, dará a ele a posição de errado. Digo isso porque se não der a ele essa posição não conseguirá uma vitória. Como a sua intenção é ter uma vitória, sofrerá.
Portanto, o trabalho que pode fazer é ter a consciência de que todas as coisas geradas pela sua mente não possuem santidade ou perfeição, mas são instrumentos para poder combater com os outros e obter uma vitória. Saber que nada do que é pensado está certo, mas tratam-se apenas de instrumentos que a personalidade humana usa para ganhar do outro, para obter uma vitória pessoa.
Quando falo que são egoístas, estou querendo dizer que querem tirar de todas as situações um lucro individual. Essa é a forma que vive um egoísta. Por isso quando reclama do outro, mostra o quanto sabe e com isso obtém uma vitória. ‘Viu como eu sei o certo de arrumar’.