Participante: queria saber se no processo de incorporação de um espírito, um médium perde ectoplasma e abrevia o seu tempo de vida.


Não, não abrevia seu tempo de vida. Perde energia, mas não perderia mais ou menos se estivesse consciente. A perda é igual.
Abreviar uma existência, ninguém pode. Nem o peru morre antes da hora. Se matar o peru no dia, a carne fica dura. Por isso o dia da sua morte é na véspera. Por isso ele morre na hora que tem que morrer.


Participante: ainda sobre incorporação. O café seria o médium, o leite a entidade. Como o médium pode facilitar para existir mais leite do que café?


Desculpa, mas a comparação não está perfeita. O leite se mistura perfeitamente com o café. Vamos usar como exemplo o azeite e a água, porque as duas coisas não se misturam
No trabalho mediúnico a pessoa continua sendo ela; o espírito continua sendo ele. Eles não se misturam. Mas, a incorporação será mais forte se o espírito colocar mais azeite, ou seja, se dominar mais partes do corpo.
Participante: animismo.
Não, isso é outra coisa.

Participante: o que é animismo?


Vamos dizer assim: é quando você não reconhece um espirito lhe passando um pensamento.
Sei que não é isso que o espiritismo fala, mas a partir do momento que descobrimos que todos os raciocínios são dados pelos espíritos, não existe mais o que conhecido como animismo.


Participante: na verdade o espírito não está falando, mas se manifestando através do médium pela palavra.


Sim. Mas, o animismo, como conhecido pelos espíritas, ocorre quando o espírito encarnado entra em transe e ele mesmo fala, apesar de parecer é um espírito fora da carne.


Participante: complementando a pergunta do café com leite, como eu facilito para que a entidade possa ficar mais forte?


Pelo amor ou pela dor. Alguns sofrem anos para poder se libertar; outros rapidamente se libertam do individualismo.
Como é que você pode fazer para a espiritualidade se pronunciar mais forte? Busque servir ao próximo. Aja com a sua mediunidade como serviço ao outro e não queira levar vantagem nenhuma sobre o trabalho espiritual. Se quiser ter a soberba de se dizer médium, dizer que você realiza algum trabalho espiritual, já dificultou um pouquinho. Diga para si: ‘eu não estou fazendo nada, é o espírito agindo através do meu corpo. Eu não sou nem médium, simplesmente estou do lado do espírito que está fazendo’.