O Livro dos Espíritos – Pergunta 001
O que é Deus?
Deus é a Inteligência Suprema, Causa Primária de todas as coisas.
Agora podemos começar a analisar a resposta. A primeira parte dela é: “Deus é a Inteligência Suprema”. Busquemos entender essa informação.
Inteligência é a capacidade de perceber, analisar e armazenar percepções. Quando o Espírito da Verdade diz que Deus é a Inteligência Suprema, quer dizer, então, que o Senhor é aquele Ser do Universo que é capaz de analisar perfeitamente tudo o que se passa.
Cristo ensinou: Deus conhece tudo. Krishna ensinou: Eu sei tudo o que acontece. Deus sabe tudo o que acontece e tudo que Ele analisa se transforma em uma Verdade Absoluta, porque é resultado de uma análise perfeita.
Pegando essa definição dada pelo Espírito da Verdade e a colocando na intenção da pergunta (o que é Deus), podemos, então, dizer que Deus é a Verdade, a Perfeição, a Realidade. Se Ele tem a capacidade suprema de analisar todos os acontecimentos que faz com que o resultado dessa análise seja uma Verdade Pura, é a Verdade Pura e só Ele o é. Essa é a primeira resposta que o Espírito da Verdade dá a Kardec.
Você quer saber o que é Deus para o Universo? Ele é a Verdade, a Realidade. O Senhor não é simplesmente um Ser que está presente no céu, mas é o que é Real e o que existe de Verdadeiro.
Sendo Deus o que existe de Verdadeiro, todo o resto é falso, ou melhor, ilusório, relativo. Essa é a conclusão que se tem que chegar quando se estuda a pergunta hum de O Livro dos Espíritos: tudo que não for Deus, que não for oriundo do Pai, é falso, ilusório, verdade relativa, não uma Verdade Absoluta.
Só para compreendermos perfeitamente o ensinamento, uma Verdade Absoluta ou Universal precisa ter dois aspectos. Primeiro: ser universal, ou seja, valer para todos, ser igual para todos. Segundo: ser eterna, ou seja, nunca se mudar. Essas são as duas características da Verdade Universal ou Absoluta e, portanto, são de Deus.