O Espírito da Verdade afirma: a elevação espiritual depende única e exclusivamente de você. Por isso não podemos dizer que não conseguimos elevação porque nascemos nesse ou naquele meio, porque não tivemos oportunidade de conhecer isso ou aquilo.

A elevação espiritual depende somente de si mesmo porque é resultado de uma decisão de fórum íntimo. É cada um que vai tomar a sua decisão e ninguém, nem Deus, pode influir nela. Se você quiser ficar caminhando no pântano preso à roda de encarnações, Deus não pode lhe tirar. Só você pode sair; só você pode se retirar.

Esta é uma informação muito importante. Mas, o Espírito da Verdade completa: basta você desejar isso.

Quando se fala em evolução espiritual é preciso compreender uma coisa importantíssima: ela não pode ser conseguida juntamente com a evolução material. Por isso é preciso desejar a evolução espiritual. Mais do que isso: além de desejar, é preciso que viver para ela.

É preciso que você transforme a reforma íntima, a evolução espiritual, em objetivo da sua vida. Enquanto não for esse o objetivo primário da sua vida, não vai alcançá-la.

Saindo da carne sem alcançá-la, é importante compreender que ninguém ou nada pode ser considerado como culpado dela não ter sido atingida. Só você é responsável pelo seu fracasso.

Não se pode culpar a igreja, o pastor, o centro espírita, o meio onde viveu. Nem mesmo uma suposta falta de oportunidades que ache que não teve para realizá-la pode ser considerada como responsável por você não ter se elevado.

Na verdade, não a ter realizado foi uma decisão sua e, por isso, não se pode culpar ninguém.