Participante: você disse que temos que não confiar na razão, mas não é a própria razão que está dizendo isso?
Não.
Sim, concordo que pode parecer um processo racional, mas quando não se confia na razão, não existe um processo racional. Vou tentar explicar esse ponto.
Quando falo que não deve confiar na razão, automaticamente a razão busca razões para não confiar nela mesma. Nesse caso, é a razão não confiando na razão.
Agora, quando existe um não confiar sem saber porque, não há uma razão embutida para não acreditar na razão. Não é um processo racional quando não há um motivo para não acreditar na razão.
Compreenda isso! Sempre que houver em um pensamento um objeto direto, indireto, sujeito e todas aquelas coisas que uma frase usa para criar uma ideia, você está tendo uma razão. Quando não sabe porque, para que, o que é, se é verdadeiro ou não, se exprime uma desconfiança da ideia criada pela razão.
Segundo detalhe da minha resposta. Cuidado! Sim, a mente, a razão é capaz de criar razões para lhe dizer porque tem que não confiar na razão. Esteja atento a isso.
Por exemplo: Deus é causa primária de todas as coisas. Quando se usa essa informação em uma razão para não acreditar na razão, na verdade é um processo racional que afirma que não acredita na razão.
Saiba que os ensinamentos dos Mestres para vocês que estão encarnados ainda são razões. Vocês não sentem o ensinamento, o raciocinam. Por isso sempre que por meio da consciência seja usado um ensinamento para não acreditar na razão, desconfie. É ela mesmo querendo lhe enganar.
Então, tenha cuidado: quando for se libertar da razão, não tenha argumentos para se libertar dela.