O próximo agregado que veremos chamamos de formação mental. Podemos também chamá-lo de pensamento, ou seja, aqueles valores que são criados na mente do ser humanizado através de vozes, ideias ou imagens. Enfim, tudo o que vem a mente e conscientemente é percebido é uma formação mental.
A formação mental é um agregado ao espírito, ou seja, não é um elemento espiritual, mas resultado da humanização do espírito.
Agora que definimos formação mental, vamos entender a sua ação e como se inicia. Como já vimos, o ser humanizado percebe uma forma e escolhe uma sensação para aquela forma. Essa sensação deu um valor à forma percebida. Por exemplo: alguém não gostou de uma resposta que dei. Não gostar foi uma sensação escolhida por esse espírito humanizado para uma forma (som) percebido.
Logo depois que escolhe a sensação, inicia-se um raciocínio que dará um valor à percepção. Irá pensar, ter pensamentos, sobre o som percebido. Esse pensamento será pautado pela sensação escolhida: não gostei.
Apesar da formação mental se espelhar na sensação do ser humanizado não é criação deste, mas de Deus. O espírito tem o livre arbítrio de sentir e Deus transforma essa sensação, que é inconsciente, na formação mental que é consciente.
As formações mentais são, portanto, Deus falando com o ser humanizado para lhe trazer à consciência o conhecimento daquilo que realizou inconscientemente. Ele diz ao espírito através do pensamento aquilo que sentiu e não sabe.
Dentro do exemplo que demos, quando ouvir uma coisa que falei e tiver uma sensação de não gostar, Deus dirá: você não gostou por isso, por aquilo, por causa daquilo outro. Os motivos porque não gostou não importam, pois são mayas (verdades individuais, ilusões). A ação divina ao dar a formação mental é no sentido de mostrar ao ser humanizado uma só coisa: você não gostou, ou seja, você teve uma sensação individualista para a percepção da forma que teve.
Se a sensação é o ponto chave na elevação espiritual, a formação mental é uma cola que Deus dá para aqueles que estão realizando provas e que não sabem definir o seu sentimento, pois ainda não tem consciência do maya e da ilusão que vive. É Deus mostrando ao ser a ação espiritual que fez para lhe dizer: é preciso mudar esta sensação. É precisa sair da sensação individualista e entrar no amor universalista.
Essa é a formação mental. Ela é um agregado e não do espírito, ou seja, o espírito desumanizado não tem pensamentos, não tem ideias, não ouve vozes na sua mente e nem tem valores para coisas. Por que? Porque não tem sensações, só amor incondicional. Ele está livre das formas percebidas através dos órgãos do corpo.
O pensamento não é o criador do maya, pois é dependente da sensação, mas o pensamento é a conscientização do maya (sensação escolhida) que você está vivendo. Eu não gostei é o maya, a sensação que você criou ao perceber e que agora precisa vencer, precisa derrotar.
É preciso a compreensão perfeita desse agregado para podermos entender que o pensamento nada mais é do que Deus mostrando a cada um onde deve lutar, ou seja, na sensação que causou aquele pensamento.