Participante: os temas são vastos, não?
Sim. Como ensina Cristo, os passarinhos têm seus ninhos e as raposas têm as suas tocas, mas o homem não tem onde descansar a sua cabeça.
Participante: isso é uma verdade. Eu estou muito cansada de mim mesmo. Não tenho para onde correr…
De que eu você está cansada na verdade? Da vida…
Este é o primeiro sinal de ser um espiritualista: o cansaço com relação à forma como a vida vive. O espiritualista se cansa de estar ligado à uma vida que não traduz aquilo que ele considera importante.
Sabe por que isso? Porque no espiritualista existe todo um ideal que a vida não segue. É porque a vida não segue este ideal que você diz que não aguenta mais.
Sim, você está cansada. Está cansada de tanto ouvir Joaquim e a vida não seguir o que eu digo. Esta cansada de tanto saber como deve agir e chega na hora do acontecimento não consegue por em prática. Está cansada de tanto querer entregar-se à vida espiritual, mas se pega agindo da forma mais humana possível. Mas, tudo isso é vida e não você.
Não é você que não segue os ensinamentos, não é você que não os coloca em prática, não é você que não se entrega à vida espiritual. Quem deixa de fazer todas estas coisas é a vida. Portanto, o fazer ou deixar de fazer não depende de você.
É por conta do achar que deve fazer o que ouviu e não conseguir praticar que você se cansa da vida e não a quer mais. No entanto, sabe quando a vida acabará? Quando ela acabar.
É a mesma coisa. Todos vocês vão morrer, então porque ter medo da morte? Todos vocês vão ter que viver enquanto houver vida. Então, porque cansar-se dela…
Por isso, lhe dou um conselho: aproveite a vida que você tem, colocando ou não em prática o que ouve. Não tem jeito, vocês têm que vivê-la enquanto ela existir, ou seja, tem que receber a vida.
A vida é um dom de Deus, não é assim que vocês falam? Mas, acham que vivem e criam a vida. Mas, isso não é verdade. A vida é um dom que Deus dá a vocês.
Participante: por isso se chama presente? Sim. Para alguns podem ser um presente de grego, mas para outros é um bom presente…
Um comentário
A impressão que tenho é de que muitas coisas que vejo nessa vida parecem na verdade uma demonstração do que a vida não deveria ser. Muita insensatez, injustiças, doenças, perdas… O oposto do que seria uma vida feliz no paraíso. Parece que a encarnação aqui é como estar assistindo a um filme de suspense ou terror. E nem digo isso tanto com base no que acontece na minha própria vida, mas sim pelo que vejo os outros passando.