Participante: tenho alguns alunos japoneses que não acreditam em Deus. Eles dizem que nunca pensam em Deus. Isso é algo irreal para mim. Como alguém pode viver sem pensar em Deus? Como fica a elevação deles se nem pensam que Deus existe? Eles acham super estranho como nós pensamos…

Vou lhe dizer algo interessante: eu também não acredito em Deus. Eu nem penso em Deus. Deixe-me tentar lhe explicar isso.

Por favor, me responda: seu marido está em casa?

Participante: sim.

Por que, então, está pensando em Deus lá no alto, se Ele está aí do seu lado?

Veja: você quer pensar em Deus, mas no ser, na individualidade, no Senhor do Universo, mas tudo é Deus. Portanto, se pensar no seu marido, estará pensando em Deus…

Essa é a filosofia de Buda. O budismo originalmente não trabalha com a ideia de um Deus personificado, que está longe e ao qual deve se dirigir. Para eles Deus está em volta de cada um através de tudo e todos que existem.

Está vendo um computador em sua frente? Ele é Deus e por isso você já está com Ele. Está vendo esse livro? Já está com Deus. Mas, você não vê isso e fica querendo procurar um Deus que esteja lá em cima, no céu.

Essa questão passa por aquilo que acabamos de falar: a ideia do ser ocidental do Deus espírito, homem, individualidade. Seja qual for a linha doutrinária de um oriental, ela trabalha com a ideia de um Deus distante. Para os seguidores de qualquer doutrina oriental Deus está em tudo que existe ao seu redor, por isso não é preciso buscá-Lo.

Por isso, me desculpe, mas também não busco a Deus: convivo com Ele quando estou com você e todos que me rodeiam. Convivo com Deus com a cadeira onde coloco o corpo que estou usando e com o pito (cigarro) que utilizo para trabalhar. Por causa disso, digo: não acredito em Deus.

Eu não acredito nesse Deus lá de cima que os egos ocidentais convivem porque Ele está muito longe para O alcançarmos. Ele encontra-se muito distante de nós que precisamos conviver com Ele.

Eu prefiro conviver com o Deus que está ao meu lado, não importando o que ou quem esteja ali. Afinal de contas, como já vimos em diversos estudos, sejam eles fundamentados em doutrinas orientais ou ocidentais, tudo que existe é emanação do Pai e, portanto, é Ele emanado.