Participante: o senhor já falou hoje algumas vezes sobre o Deus personificado. É muito difícil para mim me desvencilhar do conceito de Deus personificado. Racionalmente consigo, mas sentimentalmente é difícil. Cada vez que ajo egoisticamente me sinto culpada por estar desagradando a Deus, mas não podemos desagradar a Ele, não é mesmo? Isso me causa muito conflito…
Realmente no tocante a Deus, existem diferenças de culturas que transformam a realidade. Para os ocidentais, virou uma pessoa, uma individualidade. Você, como ocidental que é, foi criada com a ideia de um Deus homem, espírito, quando Ele é mais do que isso: é tudo…
Por isso concordo com você: realmente para os ocidentais é difícil desvencilhar-se dessa ideia. Mas, tem que ir tentando paulatinamente libertando-se.
No entanto, durante o processo de mudança de cultura não deve lastimar-se quando errar (não conseguir viver o Deus Tudo). Quando não conseguir alterar sua visão sobre Ele não deve sofrer. Afinal de contas, se Deus é tudo, é o próprio erro ou aquilo que você chama de errado.