E outro, que era seguidor de Jesus, disse: Senhor, primeiro deixe que eu volte e sepulte o meu pai.
Jesus respondeu: Venha comigo e deixe que os mortos sepultem os seus mortos. (Mateus 8. 21 e 22)
E aí?
Participante: essa passagem me lembrou de outra que estudamos onde era comentada as necessidades básicas. Não é preciso nem as necessidades básicas para o ser cumprir os ensinamentos. Nem as necessidades básicas são garantidas no cumprimento dos ensinamentos. A pessoa aqui está interessada primeiro na necessidade básica para depois seguir Jesus, digamos assim.
Sim, essa interpretação pode ser usada, mas há algo importante: deixe que os mortos enterrem seus mortos. O que isso quer dizer?
Participante: morto é aquele que não está vivo. O vivo é aquele que segue o evangelho. O que não segue o evangelho é aquele que está morto na passagem.
E quem é o que não segue o evangelho?
Participante. os hipócritas.
Não: o ser humano!
Aquele que vive para a humanidade, que serve a humanidade, está morto. Está morto para o reino dos céus. Eles está vivo para o reino da Terra.
Sabendo o que é estar morto, volto a perguntas: o que é ‘deixe que os mortos enterrem seus mortos’?
Participante: aqueles que se preocupam com a humanidade, com o reino da Terra, que se ocupem com ela. Aqueles que não se ocupam com ela, que sigam os ensinamentos.
Isso…
Deixe as coisas humanas para aqueles que se consideram humanos. É isso que Cristo está ensinando.
Me dê um exemplo de uma coisa humana que deve ser entregue aos humanos?
Participante: política..
Também.
Só que política, vamos dizer assim, já é resultado de alguma outra coisa do mundo humano. Resulta da preocupação em ter saúde para todos, comida para todos, casa para todos. Essa preocupação com a qualidade de vida sua e do povo em geral é algo ligado ao reino da Terra.
Participante: isso…
Então, para ser bem aventurado não se preocupe com a qualidade de vida porque isso é material. Deixe os humanos se preocuparem com essa questão. Deixe os humanos se preocuparem em matar a fome, buscar saúde e casa para todos.
Participante: ou seja, aquela coisa do ‘bom humano’, não é?
Reconhecidamente como um humano bom.
Participante: que traz as glórias, as famas.
Deixe os mortos enterrarem os mortos. Querer dar um prato de comida a alguém é enterrar o morto. Por quê?
Participante: porque está atendendo a necessidade humana dele.
Porque está afundando mais aquele ser no lado humano. Compreendeu? É isso que está sendo dito aí mais uma vez: ou se serve a Deus ou a matéria.
Quem serve a Deus deve deixar os humanos cuidarem do lado humano. Devemos sempre nos lembrar do que ensina Paulo: a natureza humana é contraria a natureza de Deus. Por isso, quem serve a natureza humana, não serve a de Deus.
Participante: Joaquim, estava pensando na educação de um filho dentro dessa questão.
Veja, Cristo não está falando em não educar o filho. O pai pode educar. Agora, não deixe de seguir Cristo para poder educar seu filho. Não deixe de seguir Cristo, cumprir os ensinamentos deixados pelo mestre, para poder dar uma boa escola pro seu filho.
O que está sendo falado aqui é que o ser humanizado não deve deixar de seguir Cristo para cumprir os objetivos humanos. Mas, o que é seguir Cristo?
Participante: dar prioridade.
Dar prioridade a quê? A Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo.
Quantos em nome de uma boa educação do filho ofendem o próximo? Esse é o que está pedindo um tempo para poder enterrar o morto.
Compreendeu? Portanto, pode dar a educação que quiser ao seu filho, mas para isso não deixe de seguir Cristo, não deixe de cumprir os ensinamentos do mestre.
Aliás, essa questão é o ponto primordial para se construir uma felicidade: o que é mais importante para você? O que é mais importante na sua vida?
Acho que vocês já vieram aqui conversar comigo diversas vezes em particular para pedir uma ajuda no sentido de buscar a felicidade. Quando atendo alguém sempre começo com essa pergunta: o que é mais importante para você: resolver o seu problema ou ser feliz?
Aliás, deixe dizer uma coisa que quero que guardem: aquilo que para você é mais importante que a sua felicidade é a causa do seu sofrimento.
Participante: é obvio.
Não é tão obvio assim. Muita gente acha que se dedicar ao ensino do filho vai trazer felicidade. Aí o filho cresce, dá um chute na bunda do pai e da mãe e eles ficam chorando.
Participante: porque foi a escolha dela, por isso acho que é obvio.
Mas, quantas vezes você esquece isso por dia? Diuturnamente, quantas vezes esquece que a coisa mais importante é ser feliz? Esquece disso e preocupa-se com outras coisas que imagina que precisa ser feita.
Participante: a gente acha que a felicidade é fruto da solução do problema.
Exatamente. Só que a existência de um problema já acaba com a possibilidade de ser feliz.