Participante: então também não adianta nada em termos de elevação saber que eu estou me dando bem com alguma contrariedade, pois esse saber é a própria racionalidade em ação que é outra armadilha da mente. Esta afirmação está correta?

A melhor coisa que você pode saber em relação a elevação espiritual é esquece-la. Nada que imaginar nessa vida sobre esse tema é elevação espiritual de verdade. Porquê? Já falamos: tudo que se torna consciente é racional.

Então, qualquer informação sobre elevação espiritual é uma razão dizendo que já fez algo. Quando acredita nela, acabou de deixar de fazer, não fez nada.

Uma pessoa acabou de me perguntar: ‘até agora tive a impressão de você falar do amor em termos de filosofia prática’. Sim é isso.

O ensinamento é prática, é vida. Ele não vale nada por si. Só a prática dele, a vivência dele, pode lhe dar alguma coisa.

 Você precisa aprender a viver essa vida liberto do egoísmo criado pela mente. Só isso! O resto, tudo o que já leu ou ouviu como ensinamento é só conversa de sábio, daquele que acha que pode saber o que é “insabível”.

Ninguém pode saber nada. Por quê? Porque a razão não vai criar nada sabível, pois não sabe o que é nada. A razão apenas reproduz o que a Causa Primária manda e tudo que Deus manda ela dizer é para gerar uma prova e não para saber alguma coisa.

Então esqueça a tal da elevação espiritual. Pense em amar ao próximo não para elevar-se, mas para ter paz e felicidade. Já teve uma etapa do nosso trabalho onde não falamos em Deus, em elevação espiritual ou em espírito e eu disse as mesmas coisas que dizia antes e que voltei a dizer tempos depois. Pude fazer isso porque o que vai poder quando desapegar, quando se ocupar com o outro, é um estado interno – eu vou usar uma palavra, sei que vai ficar difícil de explicar, mas vamos lá – de plenitude. Você se sentirá pleno!

Hoje, se ainda não perceberam, estão vazios. Vocês se sentem vazios, sentem falta de alguma coisa. Por isso aceitam a criação da razão que afirma que querem comprar isso, ter aquilo, criar determinada coisa, fazer um ou qualquer outra coisa. Vivem essa eterna busca desesperada de fazer alguma coisa porque estão vazios por dentro.

Quando consegue extrapolar a si, quando se desapega do eu e consegue se ocupar com o outro, sente uma plenitude interna. Sente a paz interna, que cansam de procurar na ioga, meditação. Fazem muitas coisas para sentir e viver a paz, mas não sentem. Se por acaso conseguem sentir, ela não dura cinco minutos.

O que pode entender de elevação espiritual é isso.