Tudo que está no Novo Testamento foi passado à humanidade através de um médium guiado por um espírito de posse da sua consciência espiritual. Todo ensinamento atribuído a Jesus Cristo tem origem em um espírito de posse da sua consciência espiritual.
Mas, o que quer dizer um espírito de posse da sua consciência espiritual? Já falamos disso também: são os seres que estão livres da ação do individualismo que surgem pela formação da ideia do eu.
Poderíamos dizer que os espíritos que existem a partir das realidades formadas por sua consciência plena – ou primária como Krishna fala – são os universalistas. Eles são individualidades do Universo, mas vivem em perfeita comunhão com o Todo e por isso deixam de ser individualistas.
Existindo a partir da consciência universalista estão livres do egoísmo que se expressa na razão através das posses, paixões e desejos. O espírito quando existindo a partir das realidades formadas por uma consciência primária está tão perfeitamente interligado ao Todo. Por isso nada mais possui nem deseja.
Agora dá para entender que aquilo que está no Novo Testamento e é atribuído a Jesus, o Cristo: ensinamentos universalistas (não individualistas) de um espírito superior transmitidos por um ego humano. Como estão livres de posses, paixões e desejos, esses ensinamentos levam o ser a viver a bem aventurança ou felicidade incondicional.
Juntando, então, as duas informações que vimos até aqui, posso então dizer, dentro do objetivo do trabalho de hoje, que ao lermos qualquer ensinamento do Novo Testamento, não podemos coloca-los à serviço das posses, paixões e desejos gerados pela razão humana. Ao contrário, devemos usá-los para criar caminhos para libertar-se dessas expressões do individualismo e assim atingir o universalismo.
Eis aí, portanto, a primeira lição para ler ensinamentos depois que eu não estiver mais aqui.