Quem ensinou as bem-aventuranças? Jesus, o Cristo. Saiba que não existe um Jesus Cristo. Aliás, naqueles tempos nem existiam sobrenomes.
Jesus na verdade era conhecido como Jesus de Nazaré, pois nasceu na cidade com esse nome, ou ainda como Jesus, filho de José. Jesus Cristo, portanto, não é um nome.
Sendo assim pergunto: o que significa o termo Cristo?
Cristo é o termo usado em português para traduzir a palavra grega Χριστός (Khristós) que significa “Ungido”. O termo grego, por sua vez, é uma tradução do termo hebraico מָשִׁיחַ (Māšîaḥ), transliterado para o português como Messias. (Wikipédia)
Cristo, então quer dizer o ungido, o messias. Mas, por que esse título foi colocado junto ao nome de Jesus? Porque aquele ser foi reconhecido como o messias, o prometido. Então, o nome Jesus Cristo quer dizer: Jesus, o prometido, o ungido, o messias.
Por que digo que Jesus foi prometido? Porque no velho testamento os profetas, falando em nome de Deus, prometeram à humanidade que um dia viria o filho de Deus (messias) que libertaria o povo do Senhor da opressão.
Quem pode ser classificado como filho do Senhor? O espírito que se reconhece como tal.
Como já disse, todos somos filhos de Deus, mas nem todos se reconhecem como tal. Apesar pertencemos à família do Senhor, pensam apenas em si, vivem uma vida isolada de Deus. Para que pudéssemos fazer jus a esse título seria preciso que nos reconhecêssemos como seres espirituais e não humanos e que amássemos a todos de uma forma incondicional. Só que para ter essa consciência é preciso que o espírito esteja de posse de sua consciência espiritual e não ligado a egos humanizados.
Portanto, o espírito que foi prometido pelos profetas teria que ser um que estivesse ligado à sua consciência primária e não a um ego humano. Sendo assim, Jesus não poderia ser este espírito, pois ele era um ego humano. Portanto, apesar de Jesus ser conhecido como o messias, o Cristo, pergunto: ele poderia ser o messias, poderia ser o ungido?
Se ele não pode ser o messias quem o é? Um espírito que esteve ligado pelo processo mediúnico a um ego humanizado chamado Jesus. Igual a todo processo mediúnico que conheça: um espírito liga-se a um ego humanizado para transmitir ensinamentos aos encarnados. Daí o nome: Jesus, o Cristo.
Cristo não é o sobrenome de Jesus. Também a presença desse título junto ao seu nome não quer dizer que ele foi o ungido, o messias. Cristo é um nome que identifica um espírito que ligou-se ao médium Jesus, um ego humanizado.
Resumindo, então, posso dizer que as bem-aventuranças, assim como todos os ensinamentos do Novo Testamento, são transmissões realizadas por um médium (Jesus) influenciado por um espírito superior (o Cristo).