Ocupam os Espíritos uma região determinada e circunscrita no espaço? Estão por toda parte. Povoam infinitamente os espaços infinitos. Tendes muitos deles de contínuo a vosso lado, observando-vos e sobre vós atuando, sem o perceberdes, pois que os Espíritos são uma das potências da Natureza e os instrumentos de que Deus se serve para execução de Seus desígnios providenciais. Nem todos, porém, vão a toda parte, por isso que há regiões interditas aos menos adiantados. (O Livro dos Espíritos – pergunta 87)
Vamos por parte, porque essa resposta tem muita informação…
Primeira: não existem espaços físicos delimitados no Universo. Ou seja, o mundo espiritual não é um espaço físico específico; o umbral, o paraíso ou a cidade espiritual não são um espaço físico delimitados. Os espíritos estão por todas as partes, porque só existe um espaço físico: o próprio Universo…
Sendo assim, afirmo que o espaço físico que vocês ocupam agora não é a Terra, mas sim o próprio Universo. Isso precisa ficar bem claro para que compreendam que quando morrer não irão para lugar nenhum. Ficarão no mesmo lugar que estão, pois não há outro lugar para se ir.
Na verdade, os espaços que encontram nos livros da literatura espírita são programações mentais para perceber as coisas de uma determinada forma. Vocês que agora estão encarnados aqui, tem a ilusão de estarem no espaço Terra do Universo, mas na verdade não estão. Apenas estão vivenciando uma programação chamada humana que lhes faz perceber as coisas do jeito que percebem…
Essa é a primeira informação desta resposta: o Universo não se divide em espaços. Ele é um só espaço onde espíritos vivem verdades diferentes, realidades diferentes. Uns vivem no céu outros vivem no inferno; uns vivem nas cidades espirituais, outros no umbral e outros ainda soltos.
Isso é fundamental para nós entendermos, porque sem esta compreensão ficamos chorando porque a mãe morreu e foi para longe enquanto ela continua ao seu lado, no mesmo espaço físico. Não conseguimos vê-la nem entrar em contato justamente por achamos que estamos separados dela.