Pergunta 168 – É limitado o número das existências corporais, ou o Espírito reencarna perpetuamente? A cada nova existência, o Espírito dá um passo para diante na senda do progresso. Desde que se ache limpo de todas as impurezas, não tem mais necessidade das provas da vida corporal. (O Livro dos Espíritos)
Duas informações importantes neste texto.
A primeira: a cada nova encarnação o espírito dá um passo à frente.
Sim, só o fato de vir a carne já garante, vamos dizer, meio ponto ao espírito. Esse meio ponto leva de saldo da encarnação, mesmo que não faça mais nada.
Segundo: só quando alcançar a elevação, ou seja, quando juntar todos os pontos necessários é que não precisa mais vir à carne.
Das duas coisas chega-se a uma conclusão: o espírito pode ir evoluindo lenta e gradualmente, já que a aprovação total é marcada pela soma de bilhões de pontos, ou pode aproveitar a encarnação para garantir mais pontos.
Por isso sempre digo: só o fato de encarnar não garante a evolução. Pode garantir meio ponto, mas fiando-se apenas nessa conquista a eternidade será pouca para alcançar a evolução.
A evolução, ou seja, o acúmulo de muitos pontos, só é garantida quando o espírito vence o mundo, quando vence a vida humana, quando sai da carne com a consciência espiritual.