Cabe ao Espírito a escolha do corpo em que encarne, ou somente a do gênero de vida que lhe sirva de prova? Pode também escolher o corpo, porquanto as imperfeições que este apresente ainda serão, para o Espírito, provas que lhe auxiliarão o progresso, se vencer os obstáculos que lhe oponha. Nem sempre, porém, lhe é permitida a escolha do seu invólucro corpóreo; mas, simplesmente, a faculdade de pedir que seja tal ou qual.
Engraçado… Acho que o Espirito da Verdade me desmentiu…
Eu digo que o espírito escolhe o corpo sempre, mas o Espírito da Verdade fala diferente.
“Pode também escolher o corpo, porquanto as imperfeições que este apresente ainda serão, para o Espírito, provas que lhe auxiliarão o progresso, continuação – se vencer os obstáculos que lhe oponha.”
Isso é o que eu ensino: o espírito escolhe um determinado corpo porque ele faz parte do obstáculo, faz parte da prova. Mas o mentor do espiritismo fala algo mais:
“Nem sempre, porém, lhe é permitida a escolha do seu invólucro corpóreo”
O Espírito da Verdade, então, diz que nem sempre os espíritos podem escolher, que alguns não escolhem. Porque isso?
Participante: …
Precisamos aprender a meditar sobre a vida. Se eu só falar aqui, não adianta nada. Precisamos aprender a ver as coisas de uma forma diferente.
Eu digo que o espírito sempre escolhe o corpo. Faz isso porque o corpo faz parte das provas. O Espírito da Verdade diz que isso acontece normalmente, mas há muitas vezes que ele não pode escolher. Sabe por quê? Porque ele muitas vezes escolhe corpos que não servem para a vivência dos carmas.
Alguns pedem provas além da sua capacidade de responder corretamente. Sabendo dessa condição, Deus veta algumas coisas que ele coloca no corpo. Na verdade, se deixar pelo espírito, todos vocês iriam pedir para nascer sem braço, sem perna, cego, mudo. Pedem isso para fazer todas as provas de uma vez só. Além disso, há espíritos que iludidos pelas coisas da matéria ainda pedem corpos com formas consideradas bonitas.
São esses que não podem escolher, ou melhor, escolhem, mas não recebem. É Deus que não entrega o corpo escolhido, seja pelo excesso de provas ou por submissão às emoções humanas, porque não ajudam na busca da elevação espiritual.
Portanto, muitas vezes o espírito pede, mas Deus não concede. Apesar dessa ação divina a faculdade de pedir existe. Não é isso que o Espírito da Verdade falou?
Participante: o que foi falado, o espírito quer vir sem perna, braços e outras mutilações achando que vai dar conta do recado. No entanto, nós que viemos perfeitinho não damos conta assim mesmo.
Isso.