Pode o Espírito apressar ou retardar o momento da sua reencarnação? Pode apressá-lo, atraindo-o por um desejo ardente. Pode igualmente distanciá-lo, recuando diante da prova, pois entre os Espíritos também há covardes e indiferentes. Nenhum, porém assim procede impunemente, visto que sofre por isso, como aquele que recusa o remédio capaz de curá-lo.

O Espírito da Verdade afirma que o ser universal pode, através de um desejo ardente, apressar ou atrasar recuando frente a prova. No entanto, precisamos compreender que o adiantar ou atrasar a encarnação não pode ser acontecer depois que aqueles que exercerão o papel de pais já nasceram. Tal ação só pode acontecer enquanto está sendo confeccionado o livro da vida.

É na hora que está junto com os outros que compartilharão a sua vida que o espírito pode pedir: ‘vocês que serão meus pais podiam ter filhos aos vinte e cinco anos ao invés de trinta para eu poder chegar logo? Também pode pedir ao contrário: ‘ao invés de me ter aos vinte, me dê a luz aos trinta’.

Essas são a antecipação ou postergação que o espírito pode realizar. Fora isso, não pode fazer nada. Como já estudamos, depois que se escreve o livro da vida e ele é sancionado por Deus, nada pode ser mudado, já que a motivação do espírito muda.