Participante: se Deus é Causa Primária de todas as coisas, segue-se que Ele também é a causa de todas as nossas escolhas? Sendo assim, como fica o mérito do espírito? Refiro-me justamente às escolhas sentimentais, que você nos ensina que é a única escolha possível.
Com relação à escolha sentimental do ser, Deus não é a Causa Primária. Como está na pergunta sobre fatalidade, fatal é aquilo que acontece no mundo humano, nas ações, mas vivendo-as o espírito é livre para optar entre o bem e o mal. Sendo assim, a escolha sentimental do espírito não é causada pela Causa Primária.
Só isso já bastaria como resposta, mas há algo que quero ressaltar. Apesar de não ser causada por Deus, a sua escolha sentimental é conhecida por deus.
Deus é como um pai que apesar de não decidir pelo filho, sabe como ele decidirá. Ele conhece tão profundamente, por isso é Onisciente, tudo o que existe, que sabe como cada ser vai escolher. Isso não quer dizer que Ele escolha pelo ser, mas que sabe o que o ser escolherá e não erra jamais neste ponto.
Completando, então a sua resposta, lhe digo que a escolha sentimental do espírito não é gerada por Deus, mas conhecida por Ele.