Participante: como um espiritualista deve vivenciar situações em que é levado a memorizar e evocar informações para, por exemplo, fazer uma prova de faculdade ou reter uma nova informação relacionada ao trabalho? A ciência humana diz que para podermos aprender devemos atribuir àquela informação um caráter de importância, pois caso contrário ela se perderá. Joaquim, eu gostaria que você falasse sobre isso do ponto de vista dos ensinamentos dos mestres.
Como é que o espiritualista memoriza ensinamentos? Estudando, lendo e dando a ele importância. Falo de estudo dos ensinamentos humanos para o concurso que você citou na sua pergunta.
Para memorizar ensinamentos, o ser humano, seja ele espiritualista ou não, estuda, lê e dá importância a eles. Só tem um detalhe: o espiritualista não se prende a resultados. Por isso, ele lê, estuda, memoriza e dá importância aos ensinamentos, mas não vive o ‘agora sei tudo e por isso vou passar na prova’. Ao invés disso ele diz pra si: ‘eu fiz o que tinha que fazer, aconteceu o que tinha que acontecer, agora vou fazer a prova. Se vou passar, eu não sei’.
O espiritualista não vive externamente diferente do materialista. Lembro-me de uma história, onde um senhor de terra sabendo que o Buda ia passar pelas suas terras, foi lá e ficou olhando o Iluminado o dia inteiro. À noite quando esse senhor voltou para casa, o filho dele perguntou: ‘e aí pai, ele é mesmo o Buda, o Iluminado’? O pai respondeu: ‘acho que não. Para mim ele é um ser humano igualzinho a outro qualquer. Passei o dia inteiro olhando e ele andou como nós andamos, comeu, arrotou, soltou gases, fez coco, fez xixi… Fez tudo igual a nós que não somos iluminados. Ele não tem nada diferente de nós’.
É exatamente isso: no mundo externo, o espiritualista não tem nada de diferente do materialista. A diferença entre os dois está no mundo interno. Neste mundo, o espiritualista não vive com as obrigações e necessidades que o ser humano comum vive. Ele não vive com saberes e com posses, como o ser humano comum vive. Essa é a única diferença.
Apesar disso, a mente do espiritualista também é igual ao do materialista. A mente do espiritualista vive com obrigações e necessidades, saberes e posses assim como a do materialista. A única diferença é que o espiritualista não convive com o que a mente diz como realidade, como verdade. Essa é a diferença entre o espiritualista e o materialista. O espiritualista sabe que existe uma realidade e que essa não é aquilo que a mente fala. Por isso ele abre mão de viver o que a mente fala como se fosse verdade, como se fosse realidade.
Estas são as diferenças entre espiritualistas e materialistas. No resto, é tudo igual: é tudo humano.