Participante: na minha vida sentimental o que acontece é que evidências e conversas sobre uma suposta traição de minha esposa surgem. Só que provas nunca surgem. A verdade sempre fica oculta. Peço a Deus há anos um esclarecimento sobre o assunto, mas nada até agora. Um dia perguntei a um médium sobre o assunto e ele me respondeu o seguinte: não dê o que é santo aos cães, nem lance vossas pérolas diante dos porcos, para que não as pisoteiem e voltando-se as despedacem. O que ele quis dizer?


Não sei o quanto você me conhece, mas deixe lhe dizer uma coisa. Não sou de filosofar nem de passar a mão na cabeça. Vou direto na ferida. É por isso que vou direto na sua ferida e indo nela vou lhe explicar o que lhe disseram antes.
Para agir assim, lhe pergunto: quando uma pessoa é traída? Diante do que você está relatando, será que o momento em que é traído é aquele no qual a sua mulher vai para cama com outro, se for? Será que é neste momento que você está sendo traído, se ele existe? Não. Ela pode, se já foi, ido para a cama muitas vezes antes de que alguém levantasse essa suspeita e você não saberia que foi traído.
Na verdade, uma pessoa só começa a ser traída no momento em que sabe que houve a traição. Até saber que houve uma traição, a pessoa não é traída.
Essa é uma conclusão importante para entendermos a resposta que quero lhe dar. Enquanto você não tiver certeza, não souber, a traição não existe. Ela só passará a existir quando você tiver consciência dela.
A partir disso, eu posso lhe dizer que deve responder a essas conversas que falam de uma suposta traição de sua mulher com desdém. Ao invés de correr atrás para saber se realmente ela tem outro homem, esqueça o assunto. Faça ouvidos mocos, não ouça o que os outros falam. Assim, você jamais será traído.
Estou lhe dando este conselho porque na pergunta você me coloca que faz anos que convive com esta dúvida. Se tem a dúvida há anos e até hoje não se separou, é sinal que gosta dela. É sinal de que vocês têm um relacionamento que é, pelo menos, agradável para você.
Creio nisso porque se você tivesse essa suposição sobre ela e ainda por cima não gostasse dela ou não tivesse uma vida agradável junto com ela, tendo certeza ou não, certamente já teria se separado. Se não se separou é porque é bom viver com ela, porque gosta dela, gosta da vida com ela.
Se isso é verdade, para que vai estragar o que tem correndo atrás de uma certeza que não tem? Você me responderia: ‘ah! ela dorme com outro homem’. Pode até ser que sim, mas, e daí, qual o problema? Isso é uma traição? Não. O adultério só existira se ela alterasse a verdade para você.
Novamente peço desculpas, mas como disse, vou direto à questão: lavou está novo. Qual o problema de ter sido usado antes por outra pessoa? A honra masculina? Me desculpe, mas de qualquer maneira essa honra acabará, pois isso acontecerá certamente no momento que você morrer.
Veja, você está trocando um ambiente de paz e felicidade por uma dúvida. É exatamente por isso que estou lhe aconselhando dessa forma e o médium que você citou também se baseou nisso quando lhe aconselhou.
Quando ele diz que não jogue pérolas aos porcos, está falando disso. Ele está dizendo: não dê valor a porcarias, não dê valor a coisas que não tem valor. Essa é a orientação que você já recebeu e não compreendeu e que estou repetindo agora.
Repare muito bem no que o médium fala: não dê o que é santo aos cães, nem lance vossas pérolas diante dos porcos, para que não as pisoteiem e voltando-se as despedacem. A sua pérola, o seu casamento, a vida com sua esposa – não sei se tem filhos – tudo isso você está lançando aos porcos correndo atrás de uma dúvida que se não correr, vai deixar de existir e isso não mudará nada a vida que tem hoje com ela.
Foi isso que quiseram lhe dizer e é exatamente isso que eu, sem filosofias, estou lhe dizendo. Não jogue seu casamento, que é santo para você, aos cachorros ou aos porcos, porque eles podem pisoteá-lo e estraçalhar com ele. Vá viver a sua vida com sua mulher e esqueça isso.
Esqueça essa busca de confirmações. Acho que seria melhor para você…