Quando se fala em ceder, o que isso significa para vocês?
Participante: perder …
Perfeito.
A postura de conciliação com os outros necessária para a felicidade surge quando o ser aceita perder para ganhar. Ele perde um pouco num momento e o outro depois. Assim, ao longo do tempo, os dois ganham. Ganham paz, felicidade, bem estar, harmonia …
Esse é o trabalho primeiro desse novo mundo: começar a aprender a se conciliar com os outros. Mas, para fazer isso, a primeira coisa que é necessário fazer é aceitar perder …
Se o ser internamente não aceita perder, ele jamais conseguirá se conciliar com alguém. Não estou falando em tornar-se um derrotado, um perdedor, mas aprender a perder, ceder, abrir mão de coisas, para poder ganhar.
Quando uma pessoa diz que tem problemas e é orientada a ceder em alguns aspectos, aquilo que lhe estava roubando a paz começa a mudar. O outro que ganhou algo com essa cessão pode até também ceder em algum aspecto do litígio e assim, cada um cedendo em determinados pontos podem chegar a um acordo e com isso o problema se encerra.
Participante: a mente naturalmente não vai querer perder, não é?
Não, ela reagirá contra esse perder. Por isso é que estou dizendo que internamente o ser precisa ter uma postura de aceitar perder. Isso é necessário, pois quando a mente cobrar a perda, ele precisa dizer a ela: ‘eu prefiro a minha felicidade. Por isso, vou ceder aqui para ganhar ali. Se tratar aquela pessoa bem, mesmo que não vá com a cara dela, com certeza ela me trará com educação. Vivendo dessa forma conciliada, não teremos problema um com o outro e eu serei feliz’.
Para ser feliz, todos precisam aprender a ceder, mesmo os dito religiosos, que acreditam que estão buscando a Deus. Na verdade, ninguém vai a um centro ou a uma igreja para dizer: ‘Deus eu não quero ganhar isso. Pode dar para outro’.
Já viu alguém fazer isso? Claro que não … Desculpe, esqueci: existem pessoas que fazem isso. Quem? Aquele que acreditam que ganharão alguma coisa por abrir mão em favor do próximo. Todos vão aos templos em busca de ganhar algo. Vão apenas buscar coisas para si mesmo.
Essas pessoas precisam de ajuda, pois apesar se dizerem religiosas, sofrem muito. Para fazer isso, a primeira coisa que precisamos fazer é dizer a elas que perder faz parte da vida e que por isso não devem se relacionar com Deus apenas querendo ganhar.
Quando o ser entende que a postura de conciliação não gera uma derrota com o um sabor amargo, mas doce, pode busca-la. Essa perda não é uma derrota, porque se trata de uma cessão de parte para ganhar alguma coisa. Pode ser que a conciliação muitas vezes não traga, materialmente falando, o lucro que se esperava, mas certamente em paz e harmonia ele virá.
Felicidade, aquilo que se ganha quando se entra em conciliação, é o que o ser humanizado mais busca, mas é o que ele menos encontra e isso acontece porque não aceita perder para ganhar.
Portanto, o trabalho para ser feliz é sempre aceitar a perder. Mas, como se faz para poder aceitar isso? É o que vamos conversar agora.
O necessário para se poder aceitar perder é desistir de ganhar. Não se trata de nunca mais ganhar nada, pois a vida é feita por vicissitudes. Sempre haverá momentos onde naturalmente o ser vai ganhar e outros onde perderá. Isso quer dizer que ele fatalmente ganhará em alguns momentos. Por isso, aceitar perder não tem nada a ver com não ganhar, mas sim com desistir de querer ganhar.
O que estou falando é em desistir da postura interna de querer ganhar. Esse é o trabalho que cada um precisa fazer em si mesmo para poder ser feliz.
Todos receberão alguma coisa sempre. Quando? O que? Só Deus sabe. Saiba que o espírito vem a carne num ato de fé, de entrega. Por esse motivo, deve receber tudo o que o Pai der ao invés de cobrar ganhar isso ou aquilo. Tenha a certeza de que tudo que Deus lhe der é algo que ganhou, mesmo que não goste do que recebe.
Resumindo, para ser feliz é preciso conciliar-se do mundo e com os outros. Para isso é necessário aceitar perder. Só se consegue essa aceitação desistindo de querer ganhar sempre.