Publicado pela amiga Aramaia Chapina no Facebook:

25 Frases do livro “O Poder do Agora” (Eckhart Tolle)

1 – Não lhe posso falar de nenhuma verdade espiritual que você não conheça já no seu íntimo.

2 – Todos os objetos ou corpos físicos vieram do nada, estão rodeados pelo nada e acabarão por voltar ao nada.

3 – Para o ego, o momento presente praticamente não existe. Apenas o passado e o futuro são considerados importantes.

4 – A sua dor tem dois níveis: a dor que você cria no presente e a dor que vem do passado e que ainda continua a viver na sua mente e no seu corpo.

5 – Seja o que for que o momento presente contenha, aceite-o como se fosse escolha sua. Aceite – e depois atue.

6 – Sempre que for capaz de observar a sua mente, deixará de ficar preso a ela. Surge então outro elemento, algo que não é a mente: a presença observadora.

7 – Toda a negatividade é provocada por uma acumulação de tempo psicológico e pela recusa do presente.

8 – Se a sua mente transportar um pesado fardo do passado, irá ter mais experiências às que teve no passado. O passado perpetua-se através da falta de presença.

9 – Se deixar de criar mais dor para si próprio, deixará de criar mais dor para os outros.

10 – Quando cessa o esforço compulsivo para se afastar do Agora, a alegria de Ser flui em tudo o que você fizer.

11 – A maior parte dos seres humanos alterna não entre a consciência e a inconsciência, mas unicamente entre níveis diferentes de inconsciência.

12 – “Por que estais sempre tão ansiosos?”, perguntou Jesus aos discípulos. “Poderá um pensamento ansioso acrescentar um único dia à vossa vida?”.

13 – Buda ensinou que a raiz do sofrimento deve ser procurada no nosso incessante querer e ansiar por mais.

14 – Você não pode compreender o espaço porque ele não sobressai. Embora ele não tenha existência em si próprio, permite que tudo o mais exista.

15 – Qualquer estado interior negativo é contagioso: a infelicidade espalha-se mais facilmente do que uma doença física.

16 – Aconteça o que acontecer, não criarei mais dor para mim próprio. Apesar de simples, é também uma escolha muito radical. Você só fará essa escolha se estiver realmente farto de sofrer, se já tiver sofrido até dizer basta.

17 – Uma lamentação é sempre uma não aceitação daquilo que é. E traz consigo, necessariamente, uma carga negativa inconsciente. Quando você se lamenta, está-se a fazer de vítima.

18 – Muitas vezes, qualquer ação é preferível à apatia, especialmente se você se encontrar há muito numa situação que o faz infeliz. Se cometer um erro, pelo menos aprenderá alguma coisa e, nesse caso, deixará de ser um erro.

19 – Não deixe que o medo surja na sua mente. Use o poder do Agora. O medo não pode prevalecer contra ele.

20 – Render-se não é fraqueza. Há nisso uma grande força. Só uma pessoa que se rende tem poder espiritual. Através da rendição, você liberta-se internamente da situação.

21 – “Esperar muito” é esperar pelas próximas férias, por um emprego melhor, que as crianças cresçam, que surja algum relacionamento significativo, que se atinja a iluminação. Não é raro as pessoas passarem a vida toda à espera de começar a viver.

22 – Se remexer no passado, ele tornar-se-á um poço sem fundo, haverá sempre mais. Só o presente o poderá libertar do passado. O tempo não o poderá libertar do tempo. Aceda ao poder do Agora. É essa a chave.

23 – A mente não pode reconhecer nem pode criar beleza.

24 – Se os seres humanos não se libertarem da mente a tempo, serão destruídos por ela.

25 – Escutar o silêncio, onde quer que você esteja, é uma maneira fácil e direta de se tornar presente. Escutar o silêncio cria imediatamente quietude dentro de si.

Foto: Sinagoga do Jubileu, Praga.