Participante: acho que o suposto mal que nos fazem pode nos auxiliar no sentido de não querer repetir com o outro o que nos fizeram, já que entendi que aquilo pode causar dor. Isso é individualismo?
Não, não seria individualismo, pois está pensando no outro. Agora, será que você tem esse pensamento? Será que se preocupa com a dor que pode causar ao outro quando alguém faz você sentir dor? Mais: será que terá esta mesma preocupação com todos, inclusive com aqueles que não gosta?
Desculpa, mas não. A primeira coisa que você se preocupa é em acusar, em criticar, ou em colocar em prática apenas com quem você tem carinho. Aí está egoísmo. Além disso, só por você dizer que alguém lhe fez sentir dor, já está sendo egoísta.
O que você falou parece um ato sublime, mas o que não vê é que por trás deste pensamento não vê que a sua mente está escondendo o egoísmo, o individualismo, um desejo, um querer para o outro, que na verdade é um amor a si mesmo. Sabe porquê? Se não fizer ao outro o mesmo que lhe fizeram, a sua mente vai dizer que você é boazinha. Apareceu a vitória, pois acabou de ser elogiado por si mesmo.
Então, esqueça, olhe apenas para o que a sua mente está falando. Repare apenas no que é dito pelo pensamento e liberte-se de ter aquilo que ele está propondo, pois seja o que for, terá a intencionalidade de alcançar um ganho individual.