Participante: o senhor está dizendo que devemos viver o presente. Então, por exemplo, eu estou no trabalho, isso quer dizer que devo me ocupar com as coisas do trabalho. No momento que sair dele, devo esquecer tudo o que diz respeito a ele. Mas, se fizer isso não conseguirei resolver todos os problemas do meu trabalho, justamente agora que há uma chance de crescimento para mim.
Exatamente por isso me dirigi especificamente a você, apesar deste alerta servir para todos.
Você, por conta desta possibilidade de crescimento, está dedicando-se integralmente ao trabalho, mesmo quando não está lá fisicamente. Com isso está deixando passar uma grande chance de curtir seus filhos e seu marido agora.
Participante: o senhor há de concordar comigo que para nós que estamos acostumados a viver da forma humana de repente de uma hora para outra passar a viver diferente é difícil. A nossa vida é um alinhamento tão grande dentro de uma forma de viver que quebrar esta rota é difícil.
Concordo com você. Mas, há uma coisa que vocês não fazem e podem fazer para viver como estou falando: se organizar. É para falar deste aspecto que é importante no trabalho das reformas que constitui o trabalho da reforma íntima que estou dando este conselho a você.
Você está aqui? Organize-se em torno deste lugar. Você está no trabalho, organize toda a sua vida em torno do que está fazendo lá. Saiu de lá, organize-se para não estar mais lá.
Se ao sair estiver dirigindo o seu carro, organize-se para sentir-se ao volante e preocupar-se apenas com a condução do veículo. Como é possível dirigir o carro com a cabeça no trabalho? Se fizer isso não estará plenamente atenta ao trânsito e com isso poderá sofrer um acidente.
Quando chegar à faculdade, você vai lá para estudar. É isso que você deve viver lá. Para realizar esta missão, se organize para estudar quando estiver na faculdade.
É aí que está o seu problema e de todos os seres humanizados que não conseguem promover a primeira reforma para conseguir a elevação espiritual. A sua cabeça está no seu trabalho, pouco importa onde esteja. Isso porque você se organiza apenas em torno do seu trabalho e não do ambiente onde está.
Você acorda em casa, dirige para o emprego e na volta dele vai para a faculdade, mas a sua cabeça está sempre organizada para assuntos de trabalho. Isso é desorganização. É preciso organizar-se para viver cada momento com o assunto que está sendo vivenciado nele.
É por causa disso que quando chega a casa e as crianças lhe busca, você diz: ‘agora não, a mamãe está com a cabeça muito cheia’… Sim, a mamãe está com a cabeça cheia porque não a organizou para que estivessem contidos apenas os assuntos daquele momento. Se fizesse isso, teria tempo para seus filhos, para a sua faculdade e para tudo.
É isso que estou dizendo. Para curtir os seus filhos não é preciso sair do emprego: basta viver o trabalho enquanto estiver lá. Também não é preciso parar de estudar, mas viver a escola no momento que estiver na faculdade. Da mesma forma, quando chegar a casa deve viver os filhos somente.